Braga: Marcha do Orgulho LGBTQIAP+ obrigada a limitar-se aos passeios da cidade por não comparência da PSP

Imagem de fundo por BE Braga.

A XI Marcha do Orgulho LGBTQIAP+ de Braga viu-se impedida de realizar a manifestação como previsto por falta de escolta da polícia. Centenas de ativistas e manifestantes decidiram assim avançar pelos passeios da cidade sem, no entanto, ocuparem as estradas, como pretendido pela organização.

Queremos ser felizes, porra!” – a frase inspirada na música FMI de José Mário Branco deu o mote para a XI Marcha LGBTQIAP+ de Braga que teve como ponto de encontro às 16h30 o Parque da Ponte! Esta foi mais uma das muitas marchas do orgulho que têm populado pelo país.

Segundo elementos da organização, a Câmara Municipal de Braga não terá informado a PSP que se recusou a acompanhar a manifestação.

Depois de a PSP ter dito que não foi solicitada escolta para a Marcha do Orgulho de Braga, a 11.ª realizada na cidade, a organização e restantes centenas de participantes que se encontravam no Parque S. João da Ponte decidiram subir a Avenida da Liberdade pelo passeio.

Foi esta a solução para assim ultrapassar a obrigatoriedade de escolta policial neste tipo de manifestações, uma vez que não interferiram no trânsito.

Este ano, marchamos pelo direito a ser felizes, pelo direito a ver as nossas identidades e orientações sexuais respeitadas, queremos direitos iguais, acesso à saúde e à educação sem preconceitos, proteção contra o estigma. Queremos um mundo novo, onde todas as pessoas podem ser felizes, PORRA!

Exit mobile version
%%footer%%