A MUTIM – Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento está prestes a realizar o seu primeiro Fórum, que decorrerá de 22 a 24 de novembro no prestigiado Goethe-Institut, em Lisboa. Este evento assinala um marco importante na luta pela igualdade de género no setor do cinema e audiovisual em Portugal e reúne profissionais, académicas e líderes da indústria.
O ponto central do Fórum será a apresentação dos resultados do estudo “A Condição da Mulher nos Sectores do Cinema e do Audiovisual em Portugal“. Este estudo, o primeiro e único do género no país, foi iniciado em novembro de 2022 pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa e coordenado pela Professora Catarina Duff Burnay.
Os dados revelam uma série de desafios enfrentados pelas mulheres no setor, desde diferenças salariais significativas até à discriminação de género e assédio no local de trabalho. Além disso, o estudo destaca um desequilíbrio notável no financiamento de projetos, com as mulheres a representar uma minoria esmagadora nos escalões mais baixos. A falta de representatividade em órgãos de gestão de grupos de media e organismos públicos também é um tema abordado.
Fórum promete ser catalisador para a mudança
O evento, promovido pela MUTIM em colaboração com o XX Element Project e apoiado pelo Instituto do Cinema e Audiovisual, APIT – Associação de Produtores Independentes de Televisão e Netflix, promete ser um catalisador para a mudança.
A cerimónia de abertura, que conta com a participação de figuras influentes como Esperanza Ibáñez, diretora de relações institucionais da Netflix Espanha e Portugal, Jana Binder, diretora do Goethe-Institut Portugal, e Leonor Silveira, Instituto do Cinema e Audiovisual, estabelece o tom para três dias de debates e encontros.
O Fórum será um espaço de diálogo entre profissionais, empresas, instituições e as associações sobre quais os passos a dar para um futuro mais igualitário no panorama do Cinema e Audiovisual em Portugal.
Programação do 1º. Fórum MUTIM – A Mulher no Cinema e Audiovisual em Portugal
Goethe-Institut Lisboa
22 NOV
14h30
Apresentação do estudo “A Condição da Mulher nos Sectores do Cinema e Audiovisual em Portugal” por Catarina Duff Burnay, coordenadora do estudo, investigadora do Centro de Estudos Comunicação e Cultura da Universidade Católica Portuguesa
16h00
Painel I: Objetivo 50/50 – Casos de Sucesso e outras realidades com Iris Zappe-Heller, vice-presidente do Instituto de Cinema da Áustria, e Sara Mansanet Royo, dirigente da CIMA (Asociación de Mujeres Cineastas em Espanha).
17h45
Painel II: Qual a responsabilidade das empresas e instituições? com Associação Portuguesa de Realizadores, Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos, Academia Portuguesa de Cinema, Associação de Produtores Independentes Televisão, XX Element Project, Comissão para a Igualdade de Género
Entrada Gratuita
23 NOV
14h30
Mesa-redonda “Cinemas do meu país: história, arte e associativismo de mulheres em Portugal” com Carla Baptista (FCSH-UNL), Vanda Gorjão, (FCSH-UNL), Lígia Ferraz (Labcom-UBI) e Ana Catarina Pereira [Kitty Furtado] (CESC-UM)
Entrada gratuita
17h00
Sessão com Verónica Fernández, diretora de conteúdos de ficção da Netflix Espanha e Portugal
Sessão só para associadas MUTIM
24 NOV
10h00
Masterclass de Direção de Fotografia com Leonor Teles
Gratuito para associadas MUTIM, 20€ para não associadas/os. Inscrição aqui.