Orville Peck e Willie Nelson celebram inclusão queer no country

Num mundo onde a música country muitas vezes é vista através de uma lente heteronormativa, Orville Peck está a quebrar barreiras e a ampliar o espectro de inclusão dentro deste género tão hermético. A sua nova canção, “Cowboys Are Frequently Secretly Fond of Each Other“, em dueto com a lenda viva do country Willie Nelson, é um hino vibrante que celebra a diversidade e a liberdade de ser verdadeiro consigo mesmo.

Lançado na passada sexta-feira, este dueto é uma afirmação poderosa contra a homofobia, destacando a importância de mensagens queer na música country, um território historicamente marcado por preconceitos. Orville Peck, sul-africano e conhecido pela sua abordagem única e pela sua identidade queer, nomeadamente em colaborações com Trixie Mattell, junta-se aqui Willie Nelson, uma figura icónica da música country e que teve a semana passada outra aparição de Cowboy Carter de Beyoncé, para reimaginar um clássico de Ned Sublette, lançado inicialmente em 1981 e já cantado por Nelson em 2006. De lembrar que Willie Nelson já tinha dado, para a banda sonora de Brokeback Mountain, voz a “He Was a Friend of Mine“, canção homoafetiva de Bob Dylan.

Orville Peck abre portas à cultura LGBTQIA+ dentro do Country

A escolha desta canção por Nelson e Peck não é casual. Reflete uma conscientização crescente e uma necessidade de dialogar sobre as realidades LGBTQIA+ num espaço muitas vezes fechado para estas conversas. Segundo Peck, em entrevista à Rolling Stone, Willie Nelson expressou que o tema da canção “é mais importante do que nunca”, enfatizando a urgência em dar-lhe uma “nova vida” através deste dueto.

O vídeo da música é uma celebração aberta da comunidade queer, intercalando cenas de homens e mulheres queer a dançar e a beber numa taberna, com momentos de Nelson e Peck a cantar e a tocar guitarra no idílico Luck Ranch de Nelson. Annie, a esposa de Nelson, também faz uma participação especial, reforçando a mensagem de apoio e inclusão.

Orville Peck esteve em destaque no Podcast Dar Voz a esQrever.

Peck revelou que o seu próximo álbum, Stampede, será um álbum de duetos, incluindo “alguns dos meus bons amigos”, ainda que os detalhes completos, como a lista de faixas e a data de lançamento, permaneçam um mistério.

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%