“The Normal Heart” / Um Coração Normal

Classificado com 8.0/10 no IMDB e estreado já em 2014, The Normal Heart é um drama televisivo que conta com 20 prémios, um deles um globo de ouro e cerca de 50 nomeações.

A cargo do papel principal Mark Ruffalo que interpreta o papel de Ned Weeks acompanhado por Matt Bomer como Felix Turner, Julia Roberts como Dra. Emma Brookner, Jim Parsons (o Sheldon de The Big Bang Theory) e até Jonathan Groff (o Patrick de Looking).

Transportados para plenos anos 1980 deparamo-nos (muito) rapidamente num paraíso à beira mar plantado, onde o desejo afasta pudores e pré-conceitos. E neste paraíso o recém-chegado Ned, claramente mostrou que o paraíso – aquele a que acabava de chegar – não era de todo o que tinha idealizado, muito menos o que procurava. Até porque o primeiro sinal de que as coisas não estavam de bom-vento surgiu exatamente nesta circunstância.

Enquanto isto Dra. Emma recebia no seu consultório uma nova doença, uma espécie de “cancro” e que estava, segundo o que a própria evidenciava, associada inteiramente à comunidade homossexual.

Ambos os caminhos cruzam-se depressa demais. E claro está, o que daí surge é algo para o qual ninguém estava preparado. O “cancro gay” matava os amigos de Ned e a Dra. Emma não era ouvida pela comunidade político-científica, comunidade essa que anos mais tarde renomeou a doença a qual atualmente conhecemos como VIH/SIDA.

No meio de tudo isto, Felix foi capaz de revirar a vida de Ned e viver o paraíso que este tinha idealizado. Capaz de afirmar algo como:

Man do not naturally not love. They learn not to.

A personagem interpretada e o desempenho do ator Matt Bomer levou a que recebesse o globo de ouro de Melhor Ator Secundário.

E depois de tudo… de vermos o que possivelmente aconteceu (porque aconteceu) centenas, milhares de vezes na realidade, a pessoas de carne e osso olhamos para trás e pensamos que talvez o melhor seja ser/ter o “Normal Heart”.

No ano de estreia, segundo a Organização Mundial de Saúde, no mundo existiam 36.9 milhões de pessoas vivas com HIV, 1.2 milhões de mortes por HIV e 2.0 milhões de novos infetados por todo o mundo.

Com tantas coisas a ensinar tornou-se facilmente num daqueles filmes a recomendar incessantemente.

Vê o trailer aqui:

Por jluispsalvador

Sei que não és como eu Apenas tu, Ser que sofreu… Animal andante, Ser (demasiado) pensante. Julieta que acredita num Romeu. Queria que fosses tu podendo ser eu Não sendo sequer mais que ninguém sou aquele que o teu ser procura, na busca de mais um dia de ajuda. Quando quero de ti, Não espero. Não desespero. Apenas sinto sincero que as coisas não têm que ser assim. Sinto-te longe. Tenho medo do fim. Não ouviste ninguém, nem sequer a mim. Dei o meu máximo e tu retribuíste Sinto-me impotente e tu não sentiste Estou só. Apenas comigo. Impaciente. Chateado. Só. Isolado. Sinto falta de ti. Por vezes penso que gostava que fosses eu… Forte e pensante, estupidamente criança, Sóbria e estridente! Nada mais que um ser sorridente Simples como mais uma nuvem no céu. Não vás por ai! São vários os caminhos e difíceis as escolhas. Asfixia total, nada mais que superficial, A vida é (tão simplesmente) assim. Porque a racionalidade é demasiado humana, Não passa sequer de uma escolha predestinada Apenas uma vida aparentemente sem início, nem meio ou fim. Eu continuo aqui. Tu estarás sempre aí. A vida nunca será fácil, nem bela, nem o esperado. Vive comigo este turbilhão Sente nas veias a emoção E se te sentires só lembra-te: estou aqui Procura esse abraço e a vida sorrirá para ti.

8 comentários

  1. charlie – Portugal – ✖️you think you know me, but you have no idea✖️ 💡advertising | marketing | social media 📌travel | cooking | toy addicted | art 📸🐤👻charliecfm
    charlie diz:

    Grande filme 🙂

    1. Pedro Carreira – Portugal – Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon/Bluesky: @pedrojdoc
      pedro_jose diz:

      Já está na lista dos ‘must watch’ 😀

      1. jluispsalvador – Portugal – Sei que não és como eu Apenas tu, Ser que sofreu… Animal andante, Ser (demasiado) pensante. Julieta que acredita num Romeu. Queria que fosses tu podendo ser eu Não sendo sequer mais que ninguém sou aquele que o teu ser procura, na busca de mais um dia de ajuda. Quando quero de ti, Não espero. Não desespero. Apenas sinto sincero que as coisas não têm que ser assim. Sinto-te longe. Tenho medo do fim. Não ouviste ninguém, nem sequer a mim. Dei o meu máximo e tu retribuíste Sinto-me impotente e tu não sentiste Estou só. Apenas comigo. Impaciente. Chateado. Só. Isolado. Sinto falta de ti. Por vezes penso que gostava que fosses eu… Forte e pensante, estupidamente criança, Sóbria e estridente! Nada mais que um ser sorridente Simples como mais uma nuvem no céu. Não vás por ai! São vários os caminhos e difíceis as escolhas. Asfixia total, nada mais que superficial, A vida é (tão simplesmente) assim. Porque a racionalidade é demasiado humana, Não passa sequer de uma escolha predestinada Apenas uma vida aparentemente sem início, nem meio ou fim. Eu continuo aqui. Tu estarás sempre aí. A vida nunca será fácil, nem bela, nem o esperado. Vive comigo este turbilhão Sente nas veias a emoção E se te sentires só lembra-te: estou aqui Procura esse abraço e a vida sorrirá para ti.
        jluispsalvador diz:

        Sabem aquela sensação rara que têm quando uma coisa sai bem melhor do que esperavamos à priori? É essa sensação, difícil de descrever, mas que é tão woow. Mas não por ser boa, por ser grande!

      2. Pedro Carreira – Portugal – Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon/Bluesky: @pedrojdoc
        pedro_jose diz:

        Pronto, pronto, já estamos convencidos! =D =P

      3. Pedro, eu acho o filme maravilhoso. E o mais importante é mostrar para essa geração nova o terror que foi o começo da AIDS. Os jovens que não tiveram a doença tão próxima, como foi a minha geração, devem conhecer a verdade sobre a doença. Essa mensagem é o melhor do filme!!! Fora que vero Mark Ruffalo interpretar aquele personagem foi incrível!!!

      4. Pedro Carreira – Portugal – Ativista pelos Direitos Humanos na ILGA Portugal e na esQrever. Opinião expressa a título individual. Instagram/Twitter/TikTok/Mastodon/Bluesky: @pedrojdoc
        pedro_jose diz:

        Sim, há muitos jovens que não têm consciência do que aconteceu na década de 1980. Por causa deste texto do Luís já ontem saquei o filme para ver. E para além disso tudo tem um ele peço de luxo ❤️🌈

        Obrigado pelas tuas palavras, Wanderson 😃

    2. jluispsalvador – Portugal – Sei que não és como eu Apenas tu, Ser que sofreu… Animal andante, Ser (demasiado) pensante. Julieta que acredita num Romeu. Queria que fosses tu podendo ser eu Não sendo sequer mais que ninguém sou aquele que o teu ser procura, na busca de mais um dia de ajuda. Quando quero de ti, Não espero. Não desespero. Apenas sinto sincero que as coisas não têm que ser assim. Sinto-te longe. Tenho medo do fim. Não ouviste ninguém, nem sequer a mim. Dei o meu máximo e tu retribuíste Sinto-me impotente e tu não sentiste Estou só. Apenas comigo. Impaciente. Chateado. Só. Isolado. Sinto falta de ti. Por vezes penso que gostava que fosses eu… Forte e pensante, estupidamente criança, Sóbria e estridente! Nada mais que um ser sorridente Simples como mais uma nuvem no céu. Não vás por ai! São vários os caminhos e difíceis as escolhas. Asfixia total, nada mais que superficial, A vida é (tão simplesmente) assim. Porque a racionalidade é demasiado humana, Não passa sequer de uma escolha predestinada Apenas uma vida aparentemente sem início, nem meio ou fim. Eu continuo aqui. Tu estarás sempre aí. A vida nunca será fácil, nem bela, nem o esperado. Vive comigo este turbilhão Sente nas veias a emoção E se te sentires só lembra-te: estou aqui Procura esse abraço e a vida sorrirá para ti.
      jluispsalvador diz:

      Sem dúvida alguma!!

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%