Mapa Arco-Íris: A Europa E Os Direitos Humanos

A ILGA-Europe divulgou alguns dados em relação ao respeito que os países europeus têm pelos direitos humanos com foco nas pessoas LGBT:

O Mapa Arco-íris da Europa mostra a situação de cada país através de pontuação entre 0 e 100, estando em análise o ano de 2013.

Segundo a ILGA Europa, Portugal aparece em sexto lugar no conjunto dos 49 países, com uma percentagem de 67, subindo dos 65 alcançados em 2012 graças a políticas relativas à igualdade e não discriminação.

No topo desta lista aparece o Reino Unido, com 82, graças ao casamento entre pessoas do mesmo sexo e a adopção plena, enquanto em último lugar está a Rússia, com apenas 6.

Especificamente em relação a Portugal, a ILGA Europa justifica a sexta posição com o facto de o país ter cumprido 27 requisitos dos 46 que o organismo define e que divide em cinco grupos: Igualdade e Não Discriminação, Família, Discurso/Crimes de ódio, Reconhecimento legal de género, Liberdade de manifestação, associação ou expressão, e asilo.

A ILGA Europa refere também que 2013 foi um ano de contrastes para as pessoas LGBT europeias porque se, por um lado, houve países que continuaram a evoluir positivamente, outros houve onde surgiram novas formas de criminalização e de restrição dos direitos destas pessoas.

Fonte: ILGA-Portugal.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 2 a “Mapa Arco-Íris: A Europa E Os Direitos Humanos”

  1. […] Rússia encontra-se em último lugar no Mapa Arco-Íris da ILGA Europe, esperemos que esta fotografia consiga ajudar a expor a gravidade da situação que as minorias […]

    Gostar

  2. […] publicou esta semana o seu estudo anual Rainbow Europe, ou Mapa Arco-Íris (poderão ver o de 2014 aqui), e um dos elementos relevantes é o facto de Portugal ter descido quatro posições, ocupando […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com