Documentário “Yo Nena, Yo Princesa” E A Criança Trans

Lulú, uma criança argentina com cinco anos que nasceu menino, é o centro do documentário Yo Nena, You Princesa de María Aramburu e Valeria Paván que mostra, mais uma vez, o percurso que ela e a mãe, Gabriela Mansilla, tiveram que fazer para superar o problema da confusão e da dúvida iniciais quando Lulú começou a expressar-se como uma menina. Foi este um dos documentários em maior destaque no BAFICI – Festival de Cinema Independente de Buenos Aires que decorreu em Abril passado.

Ainda esta semana comemorámos os quatro anos que a Argentina leva na liberdade e no respeito pelos seus habitantes LGBT e foi com este tipo de políticas que Lulú conseguiu, com o apoio da Comunidad Homosexual Argentina, receber as terapias adequadas e alterar a sua documentação oficial conforme a sua identidade.

Neste projecto também foi lançado um livro com o mesmo nome lançado pela mãe de Lulú; quanto ao documentário aqui fica um trailer:

Obrigado ao Tiago pelo link que nos enviou.

  


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Uma resposta a “Documentário “Yo Nena, Yo Princesa” E A Criança Trans”

  1. […] tem ganho algum destaque nos média e nas redes sociais (e não passou despercebido por aqui e aqui). O factor novidade tem ajudado à proliferação de histórias em que crianças recebem […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com