Andreja Pejić, A Modelo Trans Pioneira

Nascida na Bósnia há vinte e três anos mas naturalizada australiana, Andreja Pejić começou a dar nas vistas de início ao aceitar trabalhos como modelo masculino e feminino, tal eram as suas qualidades andróginas. Mas foi em 2014 que se assumiu publicamente como sendo uma mulher trans.

Este ano Andreja entrou para a história ao ser a primeira mulher trans a ser perfilada em Maio pela revista Vogue que aproveitou o feito para igualmente a entrevistar. Aí explicou que na sua adolescência “sentiu que a sociedade a impediu de conhecer o conceito de pessoa trangénero, julgou então ser gay mas sentia não ser essa a sua verdadeira natureza“. Mas Andreja reconheceu também que agora as pessoas estão finalmente “a compreender que o género e a sexualidade são mais complexos do que a sociedade antes entendia“.

andreja-pejic-mufe lgbt

Continuando o seu percurso pioneiro, Andreja tornou-se no mês seguinte na primeira modelo trans a ser cara de uma marca de cosmética, a Make Up For Ever (subsidiária da LVMH, casa-mãe da Louis Vouitton). Vejam o vídeo que anunciou a parceria:

https://instagram.com/p/3eQdPQm1YG/

Andreja junta-se assim ao grupo precursor de personalidades trans que, para além da essencial visibilidade, abrem caminho a toda a sociedade que, assim, aceitará mais facilmente todas as pessoas, seja qual for a sua natureza. E nisso, não tenhamos dúvidas,  todos nós podemos ser modelos.

Fontes: Buzzfeed e ET.

Nota: Obrigado ao Luciano pela partilha das notícias 🙂


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Uma resposta a “Andreja Pejić, A Modelo Trans Pioneira”

  1. […] modelo, naturalizada australiana e de origem bósnia, entrou para a história ao ser a primeira mulher Trans a ser perfilada em Maio de 2015 pela revista Vogue que aproveitou o feito para igualmente a entrevistar. Andreja tornou-se igualmente na primeira […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com