Queer Porto: Dólares De Arena

Foi exibido ontem, no segundo dia do Queer Porto 1, o filme Dólares De Arena, com uma brilhante Geraldine Chaplin e a carismática estreante Yanet Mojica. Em plena República DominicanaNoeli tenta sobreviver ganhando a confiança dos turistas europeus que passeiam pelas praias paradisíacas e pedindo-lhes dinheiro.

Não é explícito que haja sexo envolvido neste jogo, mas fica a ideia que Noeli explora a sua simpatia com os turistas que lhe requisitam a companhia por um preço sem acordo prévio. O turismo sexual é uma realidade omnipresente na história, mas as coisas alteram-se quando Anne, uma mulher idosa francesa longe da família, se apaixona por Noeli.

Partilhando uma química suave, ambas as mulheres vivem dos seus contrastes – idades, corpos, expectativas – enquanto passeiam pelas praias e florestas em longas tardes de sol tropical. Noeli, que ao longo de três anos visita Anne, tenta convencer a mulher francesa a levá-la para Paris, deixando a seu cargo o arranjo da documentação para sair do país e os bilhetes de avião. Por trás deste plano está o namorado de Noeli que planeia que ela depois lhe envie dinheiro de Paris.

E Anne, cega pela paixão, cede pouco a pouco aos pedidos da jovem e mima-a com presentes, procurando-a sempre com o olhar, buscando a sua aceitação plena, um sinal de satisfação, um sorriso. É este olhar que humaniza Anne, pois a sua obsessão romântica – apenas tolerada por Noeli pelo seu interesse – contrasta com a incessante busca de triste tom, de alguém que verdadeiramente ainda não acredita no que tem diante de si, tal a sua pujança.

Quando Noeli descobre que está grávida do namorado, Anne convence-se, por fim, a levá-la para Paris, para que tenha melhores condições na criação da criança.

Toda esta história é filmada com o cuidado de não fazer julgamentos de valor em relação a nenhuma das duas mulheres, são duas pessoas que vivem presas a uma condição e que, de uma forma ou outra, tentam ultrapassar os seus problemas. Não deixa de haver entre ambas, mesmo nos momentos de maior tensão, um respeito e um carinho. E Noeli irá perceber, no desenlace e estratagemas à parte, o quão ligada se encontrava a Anne.

Não deixem de ver os nossos destaques e o calendário completo do festival aqui.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com