As Duas Escritas

Haverá uma escrita masculina e outra feminina? Será a escrita masculina ponteaguda e a escrita feminina redonda? Ponteaguda porque lhe falta subtileza, delicadeza e sensibilidade? Redonda porque é bela, sexy e apelativa? Não será assim tão linear nem tão diferente. Obviamente que a sensibilidade é muito importante mas os homens também a têm. As escritas são diferentes porque os pontos de vista também o são e as intenções poderão ser semelhantes. Depois ainda teremos de analisar a qualidade, o conteúdo, a substância, o âmago da questão. Escrever não é só colocar sílabas e construir palavras alinhadas em frases. É necessário também pensamentos, ideias, almas que se soltam e libertam e se coloquem em posição de serem relatadas.

Escrever é uma sublimação, um modo de libertar os fantasmas, de os deixar sair e terem a possibilidade de não voltarem mais. Mas eles voltam, eles sabem onde podem ficar, tranquilos, sem incómodo, sem perturbação. E, então, saem novos escritos, redondos ou ponteagudos, cutilantes ou animadores, brutos ou suaves, largos ou curtos, certeiros ou soltos. É a matemática da escrita, a notação científica do sentimento, a álgebra da sensibilidade, a geometria do momento: circular ou angular.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com