Brigitte Trogneux, Barbies E Menopausas

Um humorista chamou, num programa de rádio francês, Brigitte Trogneux, casada com o candidato às presidenciais francesas Emmanuel Macron, de “Barbie na menopausa“. A piada, que não é aqui o problema central, baseia-se naquilo que ‘imprensa especializada’ considera a boa aparência de Brigitte e, claro está, na sua idade, 64 anos.

O que importa aqui é que um jornal português, o Observador, decidiu incluir esta expressão no título de uma reportagem sobre Brigitte, a reboque de uma legitimação por esta ter sido igualmente usada por outros meios de comunicação respeitáveis. Acontece que, nesses casos, os jornais não isolaram a expressão no título, desvirtuando assim o contexto em que foi proferida. A deliberada decisão do jornal online – não assinada, atente-se – é assim uma opção estilística claramente machista em que é, logo no título, atacada a mulher que tratam na reportagem sobre a possível futura primeira-dama francesa.

Este não é, porém, um caso atípico, basta olhar para o outro lado do Atlântico em que o casal Melania e Donald – curiosamente, com uma diferença de idade semelhante à do casal francês – é alvo de reportagens sobre os anéis e os vestidos e os sapatos de Melania. Sempre a ‘imprensa especializada’ em cima do acontecimento, portanto. Poder-se-á dizer que foi precisamente a sua área profissional, mas fosse outra faria alguma diferença? Custa-me a acreditar que o fizesse quando até Merkel, a mulher mais poderosa do mundo, é alvo desse tratamento. Questiono-me então para quando a manchete “Trump, o duende com andropausa?” Assim, só para manter a coerência…

Fonte: Imagem.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Uma resposta a “Brigitte Trogneux, Barbies E Menopausas”

  1. A piada em si define quem a disse não como humorista, mas como grunho, tendência tristonha.

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com