“Marchamos” de Tiago Resende, o filme que dá cor e voz à marcha histórica de Viseu

 

Marchamos documentário filme vídeo marcha orgulho pride lgbti viseu tiago resende

Depois dos ataques homofóbicos sofridos em 2005, surgiu este ano a primeira marcha do Orgulho LGBTI de Viseu que assim ajudou a transformar a ‘capital da homofobia’ com uma tremenda, pioneira e orgulhosa ‘Marcha do Amor’.

Para além de um primeiro vídeo, estreou igualmente esta semana o filme Marchamos. Da autoria de Tiago Resende, este é um filme que pretende transmitir o testemunho “de todas e todos aqueles que participaram na 1.ª Marcha de Viseu“. Esta é, afinal de contas, “uma marcha que ficará na história da cidade” e do país, acrescento.

Vale a pena ler a sinopse do documentário e, de seguida, o próprio onde poderão ver o testemunho de dezenas de pessoas de diferentes quadrantes políticos e sociais que se uniram para ser, por fim, possível celebrar orgulhosamente em Viseu:

Porque Marchamos? Em 2005, ocorreu em Viseu a primeira manifestação nacional contra a homofobia, denominada STOP Homofobia. Na memória, guardam-se os tristes acontecimentos que levaram à organização da mesma. Foram tempos de reacção à violência homofóbica extrema. Em 2018, pessoas com diferentes histórias de vida, orientações e características sexuais, identidades e expressões de género uniram-se pela liberdade no amor e na autodeterminação do género.

No dia 7 de outubro de 2018, realizou-se em Viseu a 1.ª Marcha Pelos Direitos LGBTI+, tendo participado nela mais de 20 organizações locais, para além das de Vila Real, Bragança, Coimbra, Porto e Lisboa. Marchou-se pelo presente e pelo futuro, unindo, desta forma, a vontade de quem é pró-activo na defesa dos direitos básicos do ser humano e na tentativa de eliminar a violência e a exclusão. Mais de mil pessoas Marcharam em Viseu. A Câmara Municipal de Viseu ignorou a Marcha ao não ter participado nela e recusou participar neste filme. Este documentário tenta passar o testemunho de todas e todos aqueles que participaram na 1.ª Marcha de Viseu, uma marcha que ficará na história da cidade.

 

cartaz filme documentário cinema marchamos marcha orgulho pride lgbti viseu portugal cultura tiago resende

Imagem destaque: Detalhe Youtube.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com