Novo ano vê o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo na Áustria

No final de 2017 a Áustria decidiu que o casamento entre pessoas do mesmo sexo seria legal a partir do ano de 2019. Uma decisão assertiva do Tribunal Constitucional depois de anos de controvérsia: em 2010 foram permitidas uniões civis entre pessoas do mesmo sexo mas muitas ficaram por concretizar devido a agendas e pressões políticas. Algo que o tribunal austríaco considerou inconstitucional e acabou por aprovar o casamento a nível nacional.

Passavam apenas 5 minutos depois da meia noite de dia 1 de Janeiro e da lei entrar em vigor, o casal lésbico Nicole Kopaunik e Daniela Paier deram o nó em Altenberg an der Rax, um pequeno município a Sul de Viena. Já se encontravam noivas há muitos anos mas só agora levaram o casamento em frente por este abranger todos os direitos civis que não estavam contemplados nas anteriores uniões concretizadas a partir de 2010.

A Áustria torna-se assim no 16° país europeu a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo. A seguir poderá ser já a República Checa, demarcando-se do resto do bloco de Leste ao fazê-lo se a igualdade no acesso ao casamento for aprovada em Parlamento ainda este mês de Janeiro.

Fonte: PinkNews

Por Nuno Miguel Gonçalves

I lived once. And then I lived again.

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%