Lisboa e Algarve terão duas unidades de saúde especializadas para pessoas trans

Lisboa e Algarve terão duas unidades de saúde especializadas para pessoas trans

O anúncio das duas novas unidades de saúde especializadas para pessoas trans, localizadas em Lisboa e no Algarve, foi feito pelo secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, em resposta a uma questão levantada pelo deputado socialista Miguel dos Santos Rodrigues.

Na audição parlamentar da equipa ministerial da Saúde, Lacerda Sales sublinhou a importância e a complexidade desta matéria que exige condições e tempos específicos de tratamento, assim como uma equipa multidisciplinar de especialistas.

É também um processo muito moroso naquilo que é a formação de especialistas e de equipas” que exige várias especialidades como psiquiatria, psicologia, endocrinologia, ginecologia, urologia, explicou o secretário de Estado.

De momento, apenas duas unidades de saúde se encontram a funcionar, uma recente no Hospital de Santo António, no Porto, e outra em Coimbra que, apenas, entre janeiro e abril do corrente ano operou 32 doentes – um número superior à metade dos casos que operou no ano anterior.

A estas irão juntar-se, até ao final do verão, uma unidade no Centro Hospitalar Lisboa Central e outra no Centro Hospitalar Universitário do Algarve.

Pretende assim que seja garantida a equidade em todo o território nacional, diminuir a pressão das listas de espera sobre as pessoas trans e permitir melhor acesso com à prestação de serviços de qualidade neste âmbito.


O Podcast Dar Voz A esQrever 🎙🏳️‍🌈 está disponível nas seguintes plataformas:
👉 Spotify 👉 Apple Podcasts 👉 Youtube Podcasts 👉 Pocket Casts 👉 Anchor 👉 RadioPublic 👉 Overcast 👉 Breaker 👉 Podcast Addict 👉 PodBean 👉 Castbox 👉 Deezer


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 2 a “Lisboa e Algarve terão duas unidades de saúde especializadas para pessoas trans”

  1. […] mais e melhores respostas na área da Saúde, principalmente no que diz respeito às pessoas trans e intersexo […]

    Gostar

  2. […] da Saúde cujas diretrizes enfatizam “a importância de programas nacionais estabelecerem e fornecerem cuidados que afirmação de género ou vinculação e encaminhamento efetivos para serviços que possam fornecer tais […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com