Madeira abre Centro Comunitário LGBTI+ para “combater o estigma, a discriminação e o preconceito”

Madeira abre Centro Comunitário LGBTI+ para "combater o estigma, a discriminação e o preconceito"
Câmara Municipal do Funchal

Foi inaugurado esta semana o Centro Comunitário LGBTI+ da Madeira localizado na Rua Latino Coelho nº 57, no Funchal. O novo centro é gerido pela Opus Gay e pela rede ex aequo após a cedência do espaço físico pelo Governo Regional. Depois do de Lisboa, este é o segundo centro comunitário LGBTI+ do país.

Na cerimónia de inauguração oficial do espaço estiveram presentes os presidentes do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, e da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado.

Não faz sentido a introdução de preconceito e estigmas relativamente à comunidade LGBTI”, disse o governante durante a inauguração. “Existem ainda muitos jovens vítimas de bullying e não faz sentido que isso continue a acontecer”, rematou.

Paulo Spínola, coordenador da Opus Gay Madeira, vê este novo Centro Comunitário LGBTI+ da Madeira como uma “esperança” para quem possa estar a sentir discriminação enquanto minoria sexual ou de género, uma esperança “de que podemos viver numa sociedade mais inclusiva”.

A Opus Gay oferece à comunidade LGBTI uma intervenção psicossocial e terapêutica, em torno de questões como o estigma e a discriminação, tendo, para o efeito, uma equipa de três pessoas psicólogas, e desenvolve ações de formação e de sensibilização. Por outro lado, a delegação da Madeira da rede ex aequo tem por principal intervenção o trabalho de cariz social, junto da população mais jovem. aA autarquia apoia cada uma destas associações com um apoio anual de 3.500 euros.

O Centro LGBTI+ da Madeira funciona diariamente das 9 às 19 horas.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 2 a “Madeira abre Centro Comunitário LGBTI+ para “combater o estigma, a discriminação e o preconceito””

  1. […] ano em que a Madeira abriu o Centro Comunitário LGBTI+ para “combater o estigma, a discriminação e o preconceito”, o Funchal volta às ruas para a Marcha do Orgulho LGBTI+. No próximo dia 8 de outubro, a partir […]

    Gostar

  2. […] estreia oficial de “Drag: A Arte do Transformismo” ocorreu no Centro Comunitário LGBTIQ+ da Madeira, durante as celebrações do 2º aniversário do espaço, com curadoria da OpusGay Madeira. A […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com