Salete Campari: “A comunidade LGBTQIA+ do Brasil pode sentir-se livre, porque temos um presidente que respeita a diversidade”

Salete Campari: "A comunidade LGBTQIA+ do Brasil pode sentir-se livre, porque temos um presidente que respeita a diversidade"
Salete Campari na tomada de posse de Lula da Silva.

A drag queen Salete Campari esteve na tomada de posse de Lula da Silva e celebrou a diversidade da população brasileira perante o novo presidente.

Junto ao palácio presidencial em Brasília, Campari, formada em matemática e uma cara presente na televisão brasileira, esperava a chegada do novo presidente do país que venceu as eleições em outubro. Um novo presidente que trouxe uma enchente de diversidade nos cargos administrativos e de poder um pouco por todo o Brasil.

Agora a comunidade LGBTQIA+ do Brasil pode sentir-se livre, porque temos um presidente que respeita a diversidade. É tão importante. Todas são bem-vindas agora”, disse Campari.

Vi homens e mulheres trans, travestis, drag queens, pessoas com deficiência… havia pastores, padres e líderes religiosos afro-brasileiros”, disse o ativista negro da favela Rene Silva que também estava no meio da multidão que esperava Lula. “Vi o Brasil que conheço. Pudemos ver-nos”, acrescentou Silva. “Senti-me em casa.”

Nesse mesmo dia, durante o seu discurso de tomada de posse, o novo presidente do Brasil disse: “Governarei para todos, olhando para o nosso brilhante futuro compartilhado e não para um espelho retrovisor de divisão e intolerância.

O anterior presidente, Jair Bosolnaro, não compareceu à cerimónia como dita a tradição. Este é um homem que disse que “seria incapaz de amar um filho homossexual“, preferindo “que ele morra.

Lula da Silva foi o primeiro Presidente a abrir as portas do Palácio do Planalto em 2003 para dialogar com os movimentos sociais e criar programas voltados para o reconhecimento dos direitos LGBTI+.

Sinto-me incrivelmente feliz”, rematou Salete Campari enquanto esperava o início de mais um capítulo na história do Brasil.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com