Eurovisão: Como Käärijä conquistou a Europa com Cha Cha Cha

Käärijä conquistou os corações de fãs da Eurovisão e pelo caminho também as tabelas europeias com Cha Cha Cha. Aquela que era uma das grandes favoritas à vitória é hoje a canção de maior sucesso de sempre em Finlandês.

Longe de ser unânime, na grande final Käärijä confirmou ser fan-favorite ao vencer o voto do público. No fim apenas perdeu o voto do júri dando a vitória a Loreen com a sua Tattoo, a primeira mulher a vencer a Eurovisão duas vezes. Fãs do cantor finlandês mostraram a sua revolta, mas a verdade é que Cha Cha Cha está a mostrar que, num mundo dominado pela língua Inglesa, é um tremendo sucesso.

A canção tornou-se esta semana na primeira música em Finlandês a entrar nas tabelas britânicas. E logo para #6, depois de Tattoo (#2) e acima de I Wrote A Song (#9) e Queen of Kings (#10). Além do Reino Unido, Cha Cha Cha também liderou na Finlândia, Lituânia e Suécia. Alcançou também os dez primeiros na Islândia, Irlanda e Noruega.

No Spotify, a canção tem surgido em várias tabelas virais, desde os Estados Unidos da América a… Portugal. A nível de plays, só é ultrapassada por Tattoo, Queen of Kings e Due Vite do orgulhoso Marco Mengoni.

Käärijä é fã dos Rammstein

O gosto de Käärijä pela música surgiu anos antes da Eurovisão. Nascido Jere Pöyhönen, começou por tocar bateria e produzir as suas próprias canções desde 2014. O seu nome artístico, devido ao seu hobby de jogo, surge da frase “kääriä rahaa” que significa “ganhar um dinheiro fácil“.

Após lançar música de forma independente, Käärijä conseguiu um contrato discográfico. Pouco depois, em janeiro de 2023, foi anunciado como um dos participantes do Uuden Musiikin Kilpailu, o festival finlandês de seleção para a Eurovisão.

Käärijä descreveu os Rammstein como uma grande influência na sua vida artística e tem inclusive uma tatuagem da banda alemã no peito.

A sua icónica performance na final da Eurovisão pode – e deve – ser aqui vista:


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com