Xavier Espot Zamora, Primeiro Ministro de Andorra, assume-se gay: “Não deve ser um problema expressá-lo”

Xavier Espot Zamora, Primeiro Ministro de Andorra, assume-se gay: "Não deve ser um problema expressá-lo"

Xavier Espot Zamora, o Primeiro-Ministro de Andorra, assumiu-se gay numa entrevista. O líder do principado dos Pirinéus disse: “Eu sou gay. Nunca o escondi“.

Se não me perguntarem, não preciso dizê-lo, no sentido de que não define a totalidade de quem sou e muito menos a minha política pessoal. Mas, ao mesmo tempo, acho que não deve ser um problema expressá-lo“.

Se isto ajudar muitas crianças, jovens ou adolescentes que estão a passar por um momento difícil a ver que, no final, independentemente da sua condição ou orientação sexual, podem prosperar neste país e alcançar a mais alta magistratura, então fico feliz em expressá-lo.”

Sendo primeiro-ministro desde 2019, Xavier Espot Zamora é agora o primeiro chefe de governo abertamente LGBTQIA+ de Andorra. Junta-se assim a um pequeno grupo de chefes de estado mundiais assumidamente gays ou lésbicas. O mais recente o presidente da Letónia, Edgars Rinkēvičs, em julho.

Em 2022, o governo de Andorra aprovou um projeto de lei que legalizará o casamento entre pessoas do mesmo género em 2023, além de converter todas as uniões civis em casamentos. As famílias homoparentais têm igualmente plenos direitos de adoção desde 2014, com orientação sexual e identidade de género protegidas contra discriminação por lei.

No entanto, práticas de conversão não foram ainda proibidas e as identidades não binárias não são legalmente reconhecidas.

No mais recente Rainbow Map da ILGA Europe, Andorra ficou em 24º lugar entre os 49 países da Europa no que toca aos direitos LGBTQ+.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com