Especialistas das Nações Unidas apelam ao fim da discriminação de atletas trans e intersexo no desporto

Especialistas das Nações Unidas apelam ao fim da discriminação de atletas trans e intersexo

Um grupo de especialistas das Nações Unidas (ONU) está a apelar ao fim da discriminação contra mulheres, pessoas trans e intersexo no desporto.

13 especialistas dos Procedimentos Especiais do Conselho de Direitos Humanos da ONU divulgaram uma posição política sobre a proteção dos direitos humanos no desporto. Apelaram ao fim da discriminação com base na orientação sexual, identidade de género e características sexuais no desporto, bem como estabeleceram um conjunto de recomendações aos estados e federações desportivas.

O foco centra-se especialmente em relação a atletas mulheres e meninas em toda a sua diversidade, LGBTQ+ e pessoas intersexo.

Especialistas instaram os Estados a rever os padrões de inclusão de pessoas intersexo e trans para garantir o cumprimento das obrigações de direitos humanos e dos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Negócios e Direitos Humanos.

O grupo observou profundas desigualdades que continuam a limitar o acesso dessas comunidades e populações à prática do desporto. Estes variam de barreiras estruturais no acesso a instalações desportivas, treinos e programas desportivos, até a exclusão facilitada por estereótipos de género e corpo ou bullying e assédio anível individual ou coletivo, como cânticos homofóbicos em estádios e on-line.

No seu apelo foi também expressada preocupação com as tentativas de usar a categorização homem-mulher no desporto para defender a exclusão de mulheres trans e mulheres intersexo das categorias femininas. A recente intensificação e instrumentalização deste debate tem levado à adoção de medidas restritivas na lei e nas políticas públicas por instituições do Estado e órgãos desportivos.

O desporto tem o poder de mudar perceções, preconceitos e comportamentos: não deve ser usado para reforçá-los”, disseram.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 3 a “Especialistas das Nações Unidas apelam ao fim da discriminação de atletas trans e intersexo no desporto”

  1. […] hostil, como o acesso a espaços e categorias segregadas por género em diversos contextos, como no desporto, ou no enquadramento dos direitos das pessoas trans como uma ameaça aos direitos das mulheres. […]

    Gostar

  2. […] inclusão no desporto é fundamental para criar um ambiente onde todas as pessoas se sintam bem-vindas e valorizadas. Como disse Nelson Mandela: “O desporto tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de […]

    Gostar

  3. […] A Organização das Nações Unidas (ONU) também se manifestou contra este tipo de medidas discriminatórias. Em novembro de 2023, um grupo de especialistas da ONU apelou ao fim da exclusão sistemática de atletas trans e intersexo no desporto, alertando para o impacto negativo destas práticas na inclusão e nos direitos humanos. […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com