
No palco da história, as mulheres emergem como protagonistas em uma narrativa de resistência e conquista. É neste contexto que o livro “Herstory: Uma História Ilustrada das Mulheres” não apenas resgata as contribuições esquecidas, mas também traça uma linha contínua desde a Pré-História até o movimento contemporâneo #MeToo.
O livro, para um público a partir dos 14 anos, percorre importantes contributos das mulheres na história mundial. Herstory tem autoria de María Bastarós e Nacho M. Segarra (texto) e Cristina Daura (ilustrações). A edição portuguesa, pela Orfeu Negro, conta com a tradução de Helena Pitta.
Nesta obra, a batalha constante das mulheres por novos espaços de liberdade é destacada, com figuras decisivas e iniciativas coletivas assumindo papéis de destaque. Da ciência à literatura, do desporto à defesa dos direitos humanos, “Herstory” dá voz a centenas de mulheres que moldaram momentos cruciais de conquista, reviravolta e resistência ao longo do tempo.

A edição apresenta uma seleção especial de figuras incontornáveis da realidade portuguesa, mergulhando nos feitos das mulheres que desafiaram as convenções e moldaram o curso da história nacional. Cristina Daura contribui com vinte novas ilustrações, enriquecendo ainda mais a experiência visual deste relato inspirador.
“Herstory” não é apenas um livro, é uma inspiração para todas as mulheres. Este trabalho não é apenas uma celebração da herança feminina, é também um lembrete de que a jornada continua. Esta é uma herstory impulsionada pela coragem e determinação das mulheres que ousaram desafiar o esquecimento.
O livro está disponível na editora Orfeu Negro e noutras livrarias.

Deixa uma resposta