11 figuras públicas, 11 coming outs que marcaram 2023

11 figuras públicas, 11 coming outs que marcaram 2023

Do mundo do entretenimento, passando pela política e pelo desporto, destacamos 11 coming outs que marcaram o ano de 2023.

Em pleno século XXI ainda é preciso ter coragem para nos afirmarmos LGBTQIA+. As figuras públicas, em particular, têm a oportunidade de se tornarem ícones e exemplos para a comunidade.

Estes são alguns orgulhosos exemplos:

Noah Schnapp

Noah Schnapp

O ator da popular série da Netflix Stranger Things , Noah Schnapp, disse em janeiro ser “mais parecido com o Will do que pensavae assumiu-se gay.

Quando finalmente contei às minhas pessoas amigas e família que era gay depois de ficar 18 anos assustado no armário e tudo o que elas disseram foi: ‘nós sabíamos’”, disse.

Importa referir que o facto das pessoas ‘saberem’ (ou desconfiarem) não retira a importância de um coming out, nem desvaloriza aqui a coragem de Schnapp.

Bella Ramsey

Bella Ramsey, que ficou mundialmente conhecida pela sua participação em Game of Thrones, falou sobre a sua identidade de género.

Ao promover o lançamento da aguardada adaptação da HBO do popular jogo The Last of Us, Ramsey revelou em janeiro que o seu género “sempre foi muito fluido.

Darem-me um género não é algo que particularmente goste, mas em termos de pronomes, realmente não quero saber“, acrescentou.

Jakub Jankto

O futebolista profissional checo Jakub Jankto, a jogar no Sparta de Praga, assumiu a sua homossexualidade. O jogador de 27 anos diz pretender viver a vida “sem medos, preconceito e violência, mas com amor” e torna-se assim num dos mais reputados futebolistas a sair do armário.

Mariana Mortágua

Mariana Mortágua

Em plena semana da Visibilidade Lésbica e na véspera do 25 de Abril, Mariana Mortágua, a agora líder do Bloco de Esquerda, assumiu-se mulher, de esquerda, lésbica e incómoda.

Na altura,  lamentou estar a ser alvo de uma “perseguição política” crescente. Consciente de que esse tipo de tentativa de “desgaste” vai “continuar”, a deputada e ativista garantiu estar “preparada para tudo”.

Wayne Brady

O ator e apresentador Wayne Brady comemorou o seu coming out como pansexual em agosto de 2023.

A estrela de 51 anos de How I Met Your Mother fez um vídeo em que dançou sob confetti de arco-íris e disse sentir-se totalmente livre.

Xavier Espot Zamora

Xavier Espot Zamora, o Primeiro-Ministro de Andorra, assumiu-se gay em setembro. O líder do principado dos Pirinéus disse: “Eu sou gay. Nunca o escondi“.

Se isto ajudar muitas crianças, jovens ou adolescentes que estão a passar por um momento difícil a ver que, no final, independentemente da sua condição ou orientação sexual, podem prosperar neste país e alcançar a mais alta magistratura, então fico feliz em expressá-lo.”

Ncuti Gatwa

Ncuti Gatwa

A estrela de Sex Education e de Doctor Who, Ncuti Gatwa, casualmente saiu do armário como queer.

O ator, de 31 anos, falou sobre o impacto que teve na sua vida ver um colega queer ruandês durante as celebrações do Pride.

Mo’Nique

A comediante estadunidense Mo’Nique afirmou-se queer durante o seu especial da Netflix, My Name is Mo’Nique, em abril.

Mo’Nique, de 55 anos, falou em palco sobre a sua luta para aceitar a sua sexualidade e das memórias de uma pessoa familiar de género diverso, “tio Tina”.

Joe Locke

Joe Locke, da popular série Heartstopper, explicou que, embora muitas pessoas assumissem que ele era gay, na realidade nunca confirmara publicamente a sua sexualidade.

O ator – agora com 20 anos – disse que sabia ser gay quando tinha cerca de nove anos de idade e estava fora do armário no seu círculo desde os 12 anos de idade.

Sufjan Stevens

Sufjan Stevens dedicou o seu mais recente álbum, “Javelin”, ao seu falecido namorado de longa data Evans Richardson.

Sei que as relações podem ser complicadas, mas vale sempre a pena esforçarmo-nos e preocuparmo-nos com aqueles que amamos, especialmente os bons, que são poucos. Se encontrarem esse tipo de amor, não o larguem”, disse Stevens.

Marina Machete

Marina Machete

Marina Machete tornou-se na primeira mulher trans a vencer o concurso Miss Portugal e a representar o país na Miss Universo. Pelo caminho enfrentou com um sorriso o discurso transfóbico e derrubou mais umas barreiras pela aceitação das pessoas trans em Portugal.

11+1: Billie Eilish

Billie Eilish

Ainda a tempo de fechar esta lista, também Billie Eilish confirmou em dezembro fazer parte da comunidade LGBTQIA+ quando revelou pela primeira vez a sua atração por mulheres para a Variety Power of Women. A vencedora do Grammy caminhou pelo tapete vermelho no evento Hitmakers da Variety, onde revelou que não pretendia transformar o seu coming out num grande momento.

Pensei: ‘Não era óbvio’? Não tinha percebido que as pessoas não sabiam. Realmente não acredito nisso. Por que não podemos simplesmente existir? Eu assumo-me há muito tempo, e simplesmente não falei sobre isso. Oops.”


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com