Papa Francisco autoriza bênção de casais do mesmo género numa decisão histórica

Papa Francisco autoriza bênção de relações do mesmo género numa decisão histórica

O Papa Francisco deu um passo significativo ao aprovar a “Fiducia supplicans”, permitindo a benção de casais formados por pessoas do mesmo género. Embora a bênção não denote aprovação da união, representa um gesto inclusivo e histórico por parte da Igreja Católica.

Assim, o pedido de “duas pessoas para serem abençoadas, mesmo que a sua condição de casal seja ‘irregular’“, poderá ser aceite por padres com permissão para conceder a bênção a casais homoafetivos. No entanto, o mesmo não deve ser confundido como um ritual de casamento.

Esta medida não apenas reconhece a diversidade nas relações, mas também ressalta que a bênção não deve ser vinculada ritualisticamente, evitando confusões com o sacramento do casamento. Assim, a bênção pode ocorrer em situações como visitas a igrejas ou santuários.

O Vaticano destaca que esta decisão reflete o acolhimento divino a todas as pessoas, enfatizando que os padres não devem ser obstáculo à proximidade das pessoas com a Igreja. Apesar de não ser reconhecida pela Santa Sé, a bênção de casais do mesmo género já era praticada por alguns padres em países como Bélgica e Alemanha.

A declaração do Papa Francisco sobre a bênção de casais surge seis semanas após o encerramento da assembleia geral do Sínodo para o Futuro da Igreja Católica. Nela. temas como o acolhimento de pessoas LGBTI+ foram debatidos. Embora cinco cardeais conservadores tenham exigido uma reafirmação da doutrina católica sobre casais do mesmo género, o documento final do Sínodo optou por não abordar essa questão.

Desde sua eleição em 2013, o Papa Francisco tem defendido uma igreja “aberta a todas as pessoas”, adotando medidas que, embora tenham suscitado críticas dos conservadores, buscam promover a inclusão e o entendimento dentro da instituição.

Respostas de 2 a “Papa Francisco autoriza bênção de casais do mesmo género numa decisão histórica”

  1. […] disso, entre posições que aparentam abraçar e respeitar a comunidade LGBTQIA+, a verdade é que o Papa Francisco continua, reiteradamente, a estigmatizar esta […]

    Gostar

  2. […] da Igreja com a necessidade de modernização. As suas ações, como a autorização para a bênção de casais homossexuais, são importantes passos, mas são frequentemente acompanhadas por declarações que reafirmam a […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com