Macron nomeia Gabriel Attal, o primeiro-ministro mais novo da história de França e primeiro assumidamente gay

Macron nomeia Gabriel Attal, o primeiro-ministro mais novo da história de França e primeiro assumidamente gay

O presidente Emmanuel Macron nomeou nesta terça-feira Gabriel Attal como o novo primeiro-ministro de França. Attal será o primeiro-ministro mais jovem francês com 34 anos e o primeiro a ser assumir-se homossexual.

O atual ministro da Educação francês e braço-direito do Presidente, vai então ocupar o lugar cimeiro no Governo. A nomeação acontece depois da demissão apresentada na segunda-feira por Élisabeth Borne que se manteve no cargo durante pouco mais de um ano e meio.

Attal, ex-militante socialista, dá assim continuidade a uma carreira que começou com o próprio Macron, quando este fundou o seu movimento político.

O futuro primeiro-ministro francês seguiu a tradição de estudar na École Alsacienne, uma escola privada de popular entre a elite política e das artes de Paris. Mais tarde, ele contou como, apesar do prestígio da instituição, o mesmo sofreu bullying por parte de colegas. Independentemente dos contextos, jovens LGBTQ+ são vítimas preferenciais de bullying, Portugal incluído.

Attal vive em união civil com Stéphane Séjourné, um eurodeputado e secretário-geral do partido no governo francês que foi um dos conselheiros políticos de Macron até 2021.

Gabriel Attal junta-se assim a nomes como Xavier Espot Zamora, atual Primeiro-Ministro de Andorra e orgulhosamente gay. Antes, nomes como Johanna Sigurdardottir (Islândia) ou Xavier Bettel (Luxemburgo) também fizeram história no mundo da política europeia.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 2 a “Macron nomeia Gabriel Attal, o primeiro-ministro mais novo da história de França e primeiro assumidamente gay”

  1. […] de França. Com 34 anos, será a mais jovem pessoa a ocupar o cargo. E acontece que também será o primeiro primeiro-ministro gay assumido do país. Este foi, aliás, o destaque do título do Podcast Expresso da Manhã de ontem: “Homossexual […]

    Gostar

  2. […] Se for confirmado como primeiro-ministro, Rob Jetten marcará um momento histórico: o primeiro chefe de governo abertamente gay de um país que, há 25 anos, foi o primeiro do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Jetten juntar-se-á assim a outros exemplos como a antiga Primeira-Ministra Johanna Sigurdardottir da Islândia em 2010; Xavier Bettel, do Luxemburgo em 2015, ou ainda Gabriel Attal de França em 2024. […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com