
Shawn Barber, campeão mundial de salto à vara e que se assumiu publicamente como gay, faleceu por “complicações médicas” aos 29 anos. O atleta canadiano debatia-se com problemas de saúde nos últimos meses.
Barber, em representação do Canadá, ganhou o ouro no Campeonato Mundial de 2015. Ao longo dos anos, também levou para casa ouro nos Jogos Pan-Americanos, bem como prata e bronze nos Jogos da Commonwealth. Barber competiu nos Jogos Olímpicos de Verão do Rio de 2016, terminando na 10ª posição.
Na altura, as Olimpíadas começavam a receber um grupo considerável de atletas LGBTI+ que afirmavam, orgulhosa e publicamente, a sua identidade.
Em 2017, Barber escreveu uma publicação no Facebook onde falou pela primeira vez sobre ser gay.
“Gay e orgulhoso”, escreveu Shawn Barber na altura. “Obrigado aos meus pais por serem um grande apoio. Continuo a crescer como pessoa e tenho um ótimo grupo de apoio. Os meus pais são o meu maior apoio e me ajudaram muito recentemente. Para os meus amigos, vocês são sempre meus amigos e eu também vos amo!”
Após a publicação, Barber não voltou a falar ou expressar sobre a sua identidade, focando-se no seu trabalho na alta competição. Mas o seu legado faz parte do grupo crescente de atletas que se sentem suficientemente à vontade para se afirmarem LGBTI+. Não é por acaso que em 2021 nos Jogos Olímpicos de Tóquio houve um número recorde de atletas LGBTI+.

Deixa uma resposta