Documentário “Seu nome era Gisberta”, de Sérgio Galvão Roxo, integra festival SXSW nos EUA

Documentário “Seu nome era Gisberta”, de Sérgio Galvão Roxo, integra festival SXSW nos EUA

O documentário “Seu nome era Gisberta”, do realizador Sérgio Galvão Roxo, foi selecionado para o festival South By Southwest (SXSW) nos EUA. O prestigiado festival decorre em março em Austin, no Texas.

O documentário é um projeto de animação em Realidade Virtual e tem como objetivo abordar um dos casos mais mediáticos de transfobia ocorridos em Portugal: o assassinato de Gisberta Salce. A sua missão é fomentar a educação e proteção de pessoas trans, principalmente em Portugal e no Brasil, sendo narrado em Português do Brasil.

Agindo como ferramenta educativa, “Seu nome era Gisberta” procura humanizar Gisberta Salce, contando parte da sua história. O projeto nasce após uma extensa pesquisa com base em entrevistas, levantamento teórico e análise jornalística ao longo de dois anos.

O documentário foi desenvolvido em colaboração com Pedro Velho (ilustrador) e com Alexia Vitória, atriz de voz Trans brasileira.

O projeto foi também selecionado para a programação de 2024 do Festival de Animação KABOOM, nos Países Baixos (5 a 14 de abril) e apresentado previamente no Festival Internacional de Documentário de Ji.hlava, na Chéquia e no Festival Internacional de Documentário e Animação Dok Leipzig, na Alemanha.

“Seu nome era Gisberta” “foi criado como uma ferramenta para a educação, intervenção social e ativismo contra a transfobia”, explica o realizador na página oficial do filme.

O trailer pode aqui ser visto:


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com