Reino Unido: Dupla de adolescentes condenada pela morte “excecionalmente brutal” de Brianna Ghey com motivações transfóbicas

Reino Unido: Dupla de adolescentes condenada pela morte "excecionalmente brutal" de Brianna Ghey com motivações transfóbicas

A dupla adolescente que assassinou Brianna Ghey foi condenada por um assassinato “excecionalmente brutal”. A juíza reconheceu que a parte da motivação foi a identidade trans da vítima.

Scarlett Jenkinson e Eddie Ratcliffe, de 16 anos cada, receberam condenações de penas mínimas de 22 e 20 anos, respetivamente.

Participaram num homicídio brutal e planeado, de natureza sádica, que teve como motivo secundário a hostilidade para com Brianna devido à sua identidade transgénero“, referiu a juíza Amanda Yip segundo o The Guardian.

Disse ainda que Jenkinson estava motivada por um “profundo desejo de matar”, e mostrou a sua preocupação ao ouvir que a adolescente havia “expressado o desejo de matar novamente” após a condenação. Ela havia escrito uma nova “lista de mortes” desde a sua detenção, que incluía os nomes de alguns dos seus cuidadores.

A juíza reconheceu que tanto Jenkinson como Ratcliffe escolheram Brianna Ghey como vítima pois pensaram que “ela seria um alvo fácil.” Yip alertou a dupla que pode nunca ser libertada se “permanecerem um perigo” para a sociedade.

Brianna Ghey foi uma das 321 pessoas trans assassinadas em 2023

Jenkinson admitiu ter participado no esfaqueamento de Brianna, uma rapariga trans “assumida e orgulhosa” e popular no TikTok. Jenkinson tinha culpado previamente Ratcliffe pelo assassínio. Mais tarde, admitiu ter esfaqueado Brianna “repetidamente” e que tinha achado isso “excitante“. Além disso, referiu que a tinha matado porque pensava que Brianna deixaria de ser sua amiga e desejava “estar sempre com ela“.

Esther Ghey, mãe da vítima, disse sobre os assassinos: “Tenho momentos em que sinto pena deles, porque também arruinaram as suas próprias vidas, mas tenho que lembrar que não sentiram empatia por Brianna quando a deixaram a sangrar até à morte após o seu ataque premeditado e cruel, que foi realizado não porque Brianna tinha feito algo errado, mas apenas porque um odiava pessoas trans e o outro achava que seria divertido.

Importa referir que em 2023 foram registadas 321 mortes de pessoas trans em todo o mundo, mas maioria não é relatada.

Brianna foi esfaqueada 28 vezes no Culcheth Linear Park, em Cheshire, a 11 de fevereiro de 2023.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com