Histórico: Grécia legaliza o casamento entre pessoas do mesmo sexo

O governo de centro-direita da Grécia aprova o casamento entre pessoas do mesmo sexo e o acesso à adoção. O avanço histórico deste 15 de fevereiro acontece graças ao apoio da oposição de esquerda e apesar da resistência da Igreja Ortodoxa.

A Grécia tornou-se assim no primeiro país cristão ortodoxo do mundo a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Com 176 votos de todo o espectro político a favor do projeto de lei e 76 contra, a Grécia legaliza assim o casamento igualitário num momento histórico.

Membros da comunidade LGBTQ+ assistiram com emoção nas galerias do Parlamento grego.

Esperámos anos por isto“, disse ativista Stella Belia sobre a legislação que permitirá o casamento entre pessoas do mesmo sexo, bem como o acesso à adoção de crianças. “É um momento histórico. Muitas de nós não tínhamos a certeza de que aconteceria”, disse. “Este é um dia de alegria.”

O primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, havia dito que este avanço “significa a eliminação de qualquer discriminação com base na orientação sexual.”

Ontem, Mitsotakis reforçou a sua posição: “A reforma que legislamos hoje tornará a vida de algumas das nossas concidadãs muito melhor sem – e eu enfatizo isso – retirar nada da maioria”.

A Grécia atingiu a 13ª posição no Rainbow Map 2023 que compara 49 países europeus na sua situação legal e política.

Deixa uma respostaCancel reply

Exit mobile version
%%footer%%