Onda de perseguição e de discurso de ódio atinge Leiria Drag Fest: Coletivo LGBTI denuncia ação antidemocrática

Onda de perseguição e de discurso de ódio atinge Leiria Drag Fest: Coletivo LGBTI denuncia ação antidemocrática

No dia 24 de fevereiro, o Leiria Drag Festival, um evento celebratório da diversidade LGBTQI+, foi alvo de perseguições e ameaças por parte de grupos organizados, denunciou o Movimento LGBTI Leiria.

De acordo com o comunicado do Movimento, a quinta edição do festival, realizada no Teatro José Lúcio da Silva e organizada pelo Glitz Club, enfrentou uma investida antidemocrática que teve início com uma moção apresentada na Assembleia Municipal pela bancada do partido político de extrema-direita Chega. A moção visava encerrar o apoio municipal ao evento, alegando preocupações com a presença de crianças e a suposta “ideologia de género“.

O Leiria Drag Festival apresenta diversas formas de arte como drag/transformismo, música e dança, numa celebração Queer para todas as pessoas“, refere o coletivo.

Após a recusa da moção pela Câmara Municipal, um indivíduo ligado a grupos de ódio intensificou ameaças nas redes sociais e adquiriu inclusive bilhete para o evento, gerando preocupação com a segurança de artistas e do público. A organização viu-se obrigada a reforçar a segurança do evento para que este acontecesse sem incidentes.

Diante desse cenário, o coletivo LGBTI Leiria organizou uma contra-manifestação pacífica durante o evento, distribuindo cravos às artistas e ao público em sinal de resistência e solidariedade [fotografia acima, via Instagram do movimento].

50 anos | 25 de abril.
A revolução fez-se para todes.
Dia 10, Pela Liberdade, Pela Democracia.
Vota em consciência.

A ação teve como resultado o impedimento de entrada do líder do grupo de ódio e de aproximadamente 25 membros que acabaram por desistir de participar no evento após a proibição.

O Movimento LGBTI Leiria reforçou a importância de tornar público estes episódios de intolerância, alertando para a persistência e organização dos grupos de extrema-direita em diversos locais do país. “Em Leiria o amor, a arte, as cores e o orgulho venceram! Que continuemos a vencer todes juntes!“, remata o comunicado.

O Movimento convocou ainda a comunidade para exercer seu direito de voto com consciência nas próximas eleições legislativas, destacando a importância de defender os valores democráticos e garantir a liberdade de todas as pessoas.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com