França vai indemnizar pessoas condenadas por homossexualidade

França vai indemnizar pessoas condenadas por homossexualidade
Manifestantes participam na primeira Marcha do Orgulho LGBT de Paris em 1977.

França aprovou um projeto de lei que reconhecerá e compensará pessoas condenadas por homossexualidade entre 1942 e 1982.

A lei homofóbica foi introduzida pelo governo de Vichy, liderado por Philippe Pétain durante a Segunda Guerra Mundial, quando França foi ocupada pela Alemanha nazi. Até então, a homossexualidade era legal desde 1791 em França.

O novo projeto de lei propõe reembolsar as pessoas que foram condenadas por crimes homossexuais. Também compensará qualquer pessoa presa pela sua orientação sexual.

O ministro da Justiça Eric Dupond-Moretti pediu na Assembleia Nacional desculpa “à população homossexual em França que por 40 anos sofreu essa repressão totalmente injusta“.

Tal como noutros países, a lei homofóbica permaneceu em vigor após o fim da Segunda Guerra Mundial. Estima-se que 60.000 pessoas – a maioria homens gays – foram condenadas entre 1942 e 1982.

Ainda tendo em conta a morte destas vítimas ao longo dos anos, o legislador socialista Herve Saulignac estima que 200 a 400 pessoas poderão ser elegíveis para compensação.

Michel Chomarat, de 75 anos, foi preso durante uma invasão a um bar gay de Paris em 1977 e condenado. Disse agora estar “muito comovido” com a notícia. “Luto há quase 50 anos porque nunca aceitei ser preso e condenado“, disse.

Também em Portugal, durante o período do Estado Novo não se podia assumir uma sexualidade não heteronormativa por medo de rejeição e perseguição. A homossexualidade foi descriminalizada em Portugal também em 1982.


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com