
No próximo 5 de maio, Portugal celebra o Dia Europeu da Vida Independente com várias marchas e concentrações. Este evento, organizado pelo Coletivo VIM — Vida Independente em Marcha, acontecerá em várias cidades incluindo Vila Real, Braga, Guimarães, Porto, Coimbra, Lisboa, Faro e nos Açores (São Miguel).
Este ano, o Coletivo VIM, que representa cerca de 250 pessoas com deficiência, conta com o apoio de diversas organizações como a SOS Racismo, ILGA Portugal, Rede 8M, Plataforma Feminista ou a rede ex aequo. Juntas, destacam a importância da solidariedade entre movimentos sociais para promover uma sociedade mais justa e autónoma.


No dia 5 de maio celebra-se a deficiência como expressão da diversidade humana e o orgulho pela comunidade. O evento deste ano foca-se em tornar visível a realidade das pessoas com deficiência, destacando a necessidade urgente de políticas que promovam a desinstitucionalização e uma verdadeira vida independente.
No que toca às pessoas LGBTI+ com deficiência, estudos afirmam que estas sofrem dupla discriminação e isso leva-as para a invisibilidade perante a sociedade. Importa assim quebrar este silêncio.
O manifesto do coletivo reitera que a luta por direitos humanos é universal e salienta a relevância da interseccionalidade nas reivindicações atuais. Entre os vários tópicos abordados no manifesto, a vida independente só é possível garantindo:
- Assistência pessoal;
- Informação, comunicação e acesso a atividades culturais, recreativas e desportivas;
- Apoios sociais;
- Habitação;
- Acessibilidade ao espaço público e de uso público;
- Transportes;
- Produtos de apoio;
- Educação e formação profissional;
- Emprego;
- Autoadvocacia e autorrepresentação;
- Saúde.
As concentrações terão início às 15h30, exceto nos Açores, onde começarão às 10h. Este movimento procura encerrar a era de políticas assistencialistas e apela ao Estado para desenvolver alternativas que assegurem a inclusão plena e a autonomia das pessoas com deficiência.
Locais das Concentrações Vida Independente 2024
- Vila Real: Av. 5 de Outubro (junto à estação)
- Braga: Arco da Porta Nova
- Guimarães: Largo do Toural
- Porto: Câmara Municipal do Porto
- Coimbra: Praça 8 de Maio
- Lisboa: Teatro Tivoli (Av. da Liberdade)
- Faro: Escola Secundária João de Deus
- São Miguel (Açores): Portas da Cidade (concentração às 10h)

Deixa uma resposta