Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto não foi convidada para as celebrações municipais do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto não foi convidada para as celebrações municipais do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto (COMOP) esclareceu sobre eventos da Câmara Municipal do Porto aquando do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, a 17 de maio.

A Câmara Municipal anunciou, no dia 4, que irá iluminar a fachada do edifício dos Paços do Concelho com as cores da bandeira arco-íris na noite de 16 de maio. A COMOP valorizou esta iniciativa como um reconhecimento público da luta contra a discriminação e violência dirigidas à comunidade LGBTI+.

No entanto, a COMOP esclareceu que não recebeu um convite oficial da Câmara para participar ou organizar este ato. Assinalou que houve convites enviados a algumas das suas entidades, mas por uma organização desconhecida e que não faz parte do movimento LGBTQIA+ local. A Comissão sublinhou que a coordenação destas iniciativas deve ser feita diretamente com entidades reconhecidas.

Além disso, a COMOP enfatizou a importância de um convite oficial do Município para a reunião agendada para 17 de maio, garantindo colaboração transparente para avanços na igualdade e justiça social.

Arraial + Orgulhoso do Porto acontece no Largo Amor de Perdição

Foi também confirmado o apoio logístico da Ágora no Largo Amor de Perdição para o Arraial + Orgulhoso do Porto. A COMOP destacou que a festa prolonga a manifestação e oferece um espaço vital para a visibilidade de organizações que trabalham com populações marginalizadas.

Este apoio reflete a mobilização crescente, com mais de 20 mil pessoas a marcar presença no ano passado sob o lema “Não aceitamos invisibilidade, esta também é a nossa cidade”.

É de recordar que, em 2023, a Câmara do Porto propôs a realização do evento no Parque do Covelo, uma localização considerada pela organização longe do centro da cidade.

A Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto mantém-se empenhada na inclusão e combate à discriminação. A COMOP anunciou a data da Marcha para o dia 29 de junho de 2024.



A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com