
No próximo dia 8 de junho, Guimarães será palco da Marcha do Orgulho LGBTQIA+, um evento que promete ser um marco na luta pelos direitos e pela igualdade. O mote “A Marcha de todas, todas, todas as pessoas de Guimarães” sublinha a necessidade urgente de políticas públicas que promovam a igualdade e a não discriminação.
Todas as pessoas, movimentos e associações que partilhem os ideais de respeito e direitos humanos são bem-vindas. No entanto, a marcha não tolerará a participação de grupos ou indivíduos que promovam políticas ou ações contrárias à existência e dignidade das pessoas LGBTQIA+.
A Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Guimarães será assim um espaço de celebração e de voz para todas as pessoas. Haverá a oportunidade para que participantes contribuam na redação do manifesto. Crucialmente, as pessoas LGBTQIA+ de Guimarães terão a honra de liderar a marcha, reivindicando o seu lugar de destaque.
A organização promove reuniões abertas, anunciadas oportunamente, garantindo que todas as decisões sejam tomadas coletivamente. A representatividade será rotativa, evitando a figura de porta-voz fixa e assegurando que diferentes vozes LGBTQIA+ da comunidade sejam ouvidas.
Percurso e Programação da Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Guimarães
A concentração no dia 8 de junho será na Plataforma das Artes, com atividades a partir das 16h30. A Oficina de Cartazes inicia às 16h30, seguida da Concentração, Recepção e Festa Pré-Marcha às 17h00.
A Marcha começa às 18h00, percorrendo as principais ruas de Guimarães e terminando na Plataforma das Artes. Lá, ocorrerá a Assembleia LGBTQIA+, com leitura do manifesto e um espaço de microfone aberto para intervenções.
Após a marcha, haverá um jantar LGBTQIA+ e, à noite, a terceira edição do Guimarães Drag Fest. O festival contará com apresentações musicais de Soulsticio e Larissa Goretkin, além de espetáculos drag com Miss Cherry, Dória Gay, Poison DragNada, Leleia Glitter, Kristal Queen e Nussy. A festa termina com as Rockin’Divas Dj’s.

Deixa uma resposta