
A 19ª edição da Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto irá realizar-se no próximo dia 29 de junho, às 15h, na Praça da República. Com o lema “De cravo na mão, somos liberdade e revolução!“, a marcha deste ano celebra a liberdade conquistada e apela às liberdades ainda negadas à comunidade LGBTI+.
Este evento coincide com os 50 anos do 25 de Abril de 1974, e a organização sublinha que a revolução dos cravos ainda está por cumprir em muitos aspetos. “Falta garantir habitação, saúde, educação, pão, paz, descolonização, verdadeira igualdade e representação de todos os corpos e vozes“, afirma.
O movimento LGBTQIA+ em Portugal teve as suas raízes no rescaldo do 25 de Abril, com o manifesto “Liberdade para as minorias sexuais”. Desde então, o orgulho e a luta pela igualdade cresceram, mas ainda há muito por fazer.
A organização convida todas as pessoas a juntarem-se à marcha, trazendo consigo um cravo e a sua voz para ocupar a rua. “Não nos contentamos com uma revolução que exclua vozes. Queremos uma revolução que liberte todes! Só assim seremos livres!”, sublinha.
A marcha é vista como um espaço de luta, liberdade, dignidade e respeito, onde se exigirá igualdade, justiça, dignidade e liberdade para todas as pessoas LGBTQIA+.
O Arraial + Orgulhoso do Porto está de volta
Após a marcha, no Largo Amor de Perdição, terá lugar o “Arraial + Orgulhoso do Porto”, um evento de celebração com arte e transformação de consciências.
“Bem-vindes à revolução que é a Marcha do Orgulho LGBTI+ do Porto. Pove, unide, jamais será vencide! De cravo na mão, somos liberdade e revolução!”. 🏳️🌈🏳️⚧️

Deixa uma resposta