Tailândia torna-se no primeiro país do sudeste asiático a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Tailândia torna-se no primeiro país do sudeste asiático a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo

A Tailândia fez história ao se tornar o primeiro país do Sudeste Asiático a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A decisão, aprovada no Senado com 130 votos a favor, 4 contra e 18 abstenções, foi celebrada como uma grande vitória pela comunidade LGBTI+.

O próximo passo é a promulgação pelo rei Maha Vajiralongkorn, o que permitirá que os primeiros casamentos aconteçam em 120 dias.

Hoje, o amor venceu o preconceito“, afirmou Plaifah Kyoka Shodladd, um dos ativistas envolvidos na elaboração da lei. Festividades estão previstas para celebrar esta conquista no centro de Banguecoque.

A nova lei substitui termos de género, como “homem” e “mulher”, por termos neutros, conferindo aos casais do mesmo sexo os mesmos direitos de adoção e herança que os casais heterossexuais. No entanto, ainda há uma luta pela inclusão de pessoas trans e não binárias, que não podem alterar o género nos seus documentos de identidade.

A chegada do primeiro-ministro Srettha Thavisin ajudou a acelerar este processo legislativo, apesar da instabilidade política no país. Este marco é um passo importante para uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Com a aprovação do casamento igualitário, a Tailândia abre caminho para os restantes países do Sudeste Asiático.



A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 2 a “Tailândia torna-se no primeiro país do sudeste asiático a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo”

  1. […] A mudança veio com a ascensão de novos movimentos pró-democracia em 2020, que trouxeram reforma política e igualdade de género. A chegada ao poder de Srettha Thavisin em 2023, seguido pela atual Primeira Ministra Paetongtarn Shinawatra, foi também determinante na implementação das leis aprovadas em junho de 2024. […]

    Gostar

  2. […] de avanços como a legalização do casamento em países como a Tailândia e o Liechtenstein ou o fim das “zonas livres de LGBT” na Polónia, a ILGA World alerta para um […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com