25 Anos da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa

25 Anos da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa

A Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa (MOL) volta à Avenida da Liberdade em 2024 para celebrar os seus 25 anos, como aconteceu na sua primeira edição.

A realização da MOL a 6 de julho é essencial para a fazer no percurso Avenida da Liberdade – Praça do Comércio, como reivindicado por muitas pessoas há vários anos, e para manter a colaboração com a Festa da Diversidade. Nos restantes sábados, explicou a comissão organizadora, a praça e a avenida estão comprometidas com os eventos das Festas de Lisboa, bem como os equipamentos da Câmara Municipal de Lisboa. Assim, a marcha realiza-se uma semana mais tarde este ano. Embora o mês do orgulho seja geralmente comemorado em junho, também é verdade que o orgulho é celebrado durante todo o ano, com diversas marchas e prides a acontecer em vários meses do ano. O Orgulho é, afinal de contas, quando uma Queer quiser!

Este percurso tem especial importância neste ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril. É relembrado que, no período fascista em Portugal, o discurso oficial negava a existência de pessoas LGBTI+, embora estas fossem perseguidas.

Nos 25 anos da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, as ruas são ocupadas, enchendo a cidade de arco-íris e cores, vidas e amores que lutam pela visibilidade, igualdade e diversidade. Não se permitirá que os discursos políticos que tentam apagar a comunidade parem esta marcha de cor, alegria e luta.

A marcha deste ano sai às 16h30 do Marquês de Pombal até ao Terreiro do Paço no dia 6 de julho, ocupando a Avenida da Liberdade como no primeiro ano desta marcha. O percurso é realizado com a intenção de ser acessível para todas as pessoas.

Lisboa é assim convidada a juntar-se nesta celebração de orgulho, resistência e luta!



A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 3 a “25 Anos da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa”

  1. […] 25 Anos da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa […]

    Gostar

  2. […] A edição de 2024 foi histórica, reunindo mais de 50.000 pessoas que se juntaram para dar voz à diversidade e exigir mudanças que assegurem direitos fundamentais e igualdade de condições para todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, identidade ou expressão de género. Nesse ano a marcha celebrou os 50 anos do 25 de Abril. Foi relembrado como, no período fascista em Portugal, o discurso oficial negava a existência de pessoas LGBTI+. Em simultâneo, e na realidade, as pessoas LGBTI+ eram perseguidas pelo regime. […]

    Gostar

  3. […] The 2024 march made history, gathering over 50,000 people united in giving voice to diversity and calling for change to ensure fundamental rights and equal conditions for all – regardless of sexual orientation, gender identity, or expression. That year’s march also marked the 50th anniversary of the 25 April Revolution, a turning point in Portugal’s democracy. It reminded us how, under the fascist regime, LGBTQI+ people were erased from public discourse and persecuted by the state. […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com