
A Marcha do Orgulho LGBTI de Lisboa (MOL) volta à Avenida da Liberdade em 2024 para celebrar os seus 25 anos, como aconteceu na sua primeira edição.
A realização da MOL a 6 de julho é essencial para a fazer no percurso Avenida da Liberdade – Praça do Comércio, como reivindicado por muitas pessoas há vários anos, e para manter a colaboração com a Festa da Diversidade. Nos restantes sábados, explicou a comissão organizadora, a praça e a avenida estão comprometidas com os eventos das Festas de Lisboa, bem como os equipamentos da Câmara Municipal de Lisboa. Assim, a marcha realiza-se uma semana mais tarde este ano. Embora o mês do orgulho seja geralmente comemorado em junho, também é verdade que o orgulho é celebrado durante todo o ano, com diversas marchas e prides a acontecer em vários meses do ano. O Orgulho é, afinal de contas, quando uma Queer quiser!
Este percurso tem especial importância neste ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril. É relembrado que, no período fascista em Portugal, o discurso oficial negava a existência de pessoas LGBTI+, embora estas fossem perseguidas.
Nos 25 anos da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa, as ruas são ocupadas, enchendo a cidade de arco-íris e cores, vidas e amores que lutam pela visibilidade, igualdade e diversidade. Não se permitirá que os discursos políticos que tentam apagar a comunidade parem esta marcha de cor, alegria e luta.
A marcha deste ano sai às 16h30 do Marquês de Pombal até ao Terreiro do Paço no dia 6 de julho, ocupando a Avenida da Liberdade como no primeiro ano desta marcha. O percurso é realizado com a intenção de ser acessível para todas as pessoas.
Lisboa é assim convidada a juntar-se nesta celebração de orgulho, resistência e luta!

Deixa uma resposta