
Nava Mau, a deslumbrante estrela de “Baby Reindeer”, entrou para a história ao ser a primeira atriz trans nomeada para um Emmy na categoria de série limitada ou filme para TV. Mau interpreta Teri, a namorada trans do personagem principal Donny, interpretado pelo também nomeado Richard Gadd.
“Infelizmente, as oportunidades para pessoas trans, latinas e outros grupos sub-representados têm sido extremamente limitadas“, disse Mau à Entertainment Weekly após o anúncio das nomeações. “Isso impede-nos de crescer na nossa arte e explorar todo o nosso potencial. Desde o início, foi uma honra, quando li o guião pela primeira vez, considerar fazer parte de uma história como esta.”
Mau espera que o sucesso da série permita mais visibilidade para artistas trans. “O que ‘Baby Reindeer’ e este momento mostraram é que, quando temos oportunidades, podemos crescer nelas e ir muito além“, acrescentou. “Espero não ser a única a avançar. Sinto-me honrada em celebrar este ano.”
À Deadline, Mau partilhou que chorou de alegria durante 45 minutos. “Para artistas trans, não temos muitas oportunidades de desenvolver a nossa arte, crescer como artistas e ser reconhecidas pelo que somos e pelo que podemos ser“, disse. “Foi uma experiência inestimável fazer parte desta série. Cada passo do caminho, senti a forma como a experiência me transformava, à minha vida e às possibilidades.”
Outras estrelas queer e programas nomeados incluem Andrew Scott por “Ripley”, a dupla de “Fellow Travelers” Matt Bomer e Jonathan Bailey, Jodie Foster pela sua atuação em “True Detective: Night Country” e “RuPaul’s Drag Race“.
Em 2021, MJ Rodriguez, de “Pose”, foi a primeira atriz trans a ser nomeada numa categoria principal.
A cerimónia de entrega dos Emmy decorrerá a 15 de setembro.

Deixa uma resposta