Morreu Vale Sphen, o pinguim gay cuja história de amor emocionou o Mundo

Morreu Vale Sphen, o pinguim gay cuja história de amor emocionou o Mundo

Vale Sphen, o pinguim membro do casal gay de pinguins-gentoo que emocionou o mundo, morreu no início deste mês, deixando o seu parceiro, Magic, desolado. A notícia foi confirmada pelo aquário Sea Life de Sydney, onde a dupla vivia e criava desde 2018.

Sphen e Magic tornaram-se um símbolo internacional do amor entre indivíduos do mesmo sexo quando os funcionários do aquário notaram que os dois machos estavam a construir um ninho juntos. A equipa decidiu então dar-lhes um ovo para incubarem, e o casal criou com sucesso uma cria, conquistando os corações de pessoas em todo o mundo.

Esta não é, aliás, a única vez que pinguins do mesmo sexo formam um casal. Em 2020, um casal de pinguins fêmeas de um aquário em Espanha deu as boas-vindas a um filhote, no aquário Oceanogràfic València. As duas pinguins, Electra e Viola, adotaram um ovo de outro casal de pinguins, incubaram-no e chocaram-no e são agora mães da cria. Afinal de contas, “o comportamento homossexual na natureza é um dos segredos mais bem guardados. Está absolutamente por todo o lado.“

Sphen vai surfar agora as ondas do arco-íris

A vida de Sphen terminou aos quase 12 anos, uma idade próxima da esperança média de vida dos pinguins-gentoo, que varia entre 12 e 13 anos. Após a sua morte, staff do aquário levaram Magic a ver o corpo de Sphen para que este compreendesse que o parceiro não voltaria. Ao aproximar-se do corpo de Sphen, Magic começou a cantar, e foi seguido pelos restantes 45 pinguins da colónia numa despedida conjunta.

Rachel Dilly, diretora-geral do Sea Life Sydney, prestou homenagem ao casal, afirmando que a história de amor entre Sphen e Magic “cativou o mundo“. Agora, o foco da equipa está em Magic, que se prepara para a primeira época de reprodução sem o seu companheiro.

O Sphen vai divertir-se a surfar as ondas do arco-íris lá em cima. Sphen, superestrela dos pinguins, obrigada por seres tu. Vamos sentir a tua falta“, escreveu fã do casal de pinguins no site do aquário.



A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com