
O mergulhador olímpico Tom Daley lançou uma campanha com a Malibu e a Royal Life Saving Society UK (RLSS) para alertar sobre os perigos de afogamento relacionados com o consumo de álcool. A campanha inclui um vídeo onde Daley, com um copo de bebida alcoólica na mão, passeia pela praia de Brighton e, ao chegar ao trampolim, revela uns calções de croché vermelhos com a frase “Don’t Drink and Dive” (“Não Bebas e Mergulhes”) estampada na parte de trás.
Como parte da iniciativa, Tom Daley leiloou os calções, que arrecadaram mais de £10.000 (cerca de Euros) no eBay. Todo o valor angariado será doado à RLSS para ajudar a aumentar a sensibilização sobre este tema crucial.
Segundo a RLSS, um em cada quatro afogamentos no Reino Unido ocorre devido ao consumo de álcool. Matt Croxall, diretor da RLSS, sublinha que a campanha, embora de tom leve, visa transmitir uma mensagem que pode salvar vidas, alertando para os perigos de estar perto da água sob o efeito do álcool.

O perigo do consumo de álcool e afogamento: A situação em Portugal
Em Portugal, as estatísticas do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam que muitos acidentes aquáticos são causados por má avaliação dos riscos, incluindo o consumo de álcool. O afogamento é uma das principais causas de morte por lesão não intencional no mundo, e a investigação “Trends in drowning mortality in Portugal from 1992 to 2019” revela que, entre 1992 e 2019, ocorreram 6.057 mortes por afogamento no país, com os homens a representar 69% das vítimas.
Catarina Queiroga, investigadora do ISPUP, alerta que os dados disponíveis em Portugal não refletem o impacto total dos afogamentos, uma vez que se focam apenas nas mortes e ignoram as consequências humanas e económicas dos afogamentos não fatais. A investigadora defende a criação de um registo mais detalhado que inclua todos os incidentes aquáticos, tanto fatais como não fatais, para melhor compreensão e prevenção deste fenómeno.
Esta campanha internacional de Tom Daley pode inspirar medidas semelhantes em Portugal, onde a conscientização sobre os perigos do álcool perto da água também é urgente.

Deixa uma resposta