
A quinta edição da Marcha do Orgulho de Santarém está marcada para sábado, 21 de setembro, prometendo um dia repleto de atividades em defesa dos direitos LGBTQIAP+.
O evento começa às 10h00 com um mercadinho LGBTQIAP+ no Jardim da República, onde associações, coletivos e pessoas ligadas à causa LGBTQIAP+ estarão a vender produtos. Às 16h00, haverá uma aula de zumba com o instrutor Tiago Pisco, como aquecimento para a marcha que se iniciará às 17h00. A caminhada, que percorre várias ruas da cidade, começa e termina no Jardim da República.
À noite, a partir das 21h00, a festa continua com o “Arraial Lavra da Liberdade“, na Sociedade Recreativa Operária. O evento contará com performances de Nuno Labau e Jessie Trexa, bem como um DJ set de DJ BlackSky. A entrada tem um custo de 3€, e haverá comida e bebida disponíveis.
Em cidades mais pequenas e conservadoras, as pessoas e jovens LGBTQIAP+ veem a sua existência invisibilizada por uma cultura de silêncio e preconceitos enraizados. Estes obstáculos ocorrem tanto em contextos públicos e profissionais, como familiares e privados, pelo que uma Marcha no espaço público procura assim dar voz a estas identidades e vivências.
Desde 2019, a Marcha do Orgulho LGBTQIAP+ de Santarém tem crescido em visibilidade e reconhecimento na cidade. Este ano, a Comissão Organizadora destacou a crescente cooperação com a autarquia local, uma evolução positiva na luta pela igualdade e inclusão.

Deixa uma resposta