
No próximo dia 14 de setembro, São João da Madeira acolhe a sua 4ª Marcha do Orgulho LGBTQIA+, que terá início pelas 15h. Este ano, o mote escolhido é “50 anos de Liberdade para Quem?“, uma reflexão sobre as conquistas da Revolução de Abril, que questiona se, passados 50 anos, a liberdade chegou a todas as pessoas, nomeadamente à comunidade queer.
O evento começa com uma oficina de criação de cartazes às 14h, seguida da marcha pelas ruas da cidade às 15h. O ponto de encontro e de término será no Skatepark de São João da Madeira, localizado na Av. do Casadelo. A marcha encerrará com um DJ set de FRANKIEOUFILO, previsto para as 17h.
A organização, que conta com o apoio da Câmara Municipal de São João da Madeira e da Organização de Jovens Ecos Urbanos, sublinha a importância de cada presença numa cidade pequena como São João da Madeira, reforçando que a luta pela igualdade e pela liberdade de todas as pessoas é um trabalho contínuo.
No ano em que se celebram os 50 anos do 25 de abril de 1974, organização relembra como esta liberdade nunca foi para todes, tendo inclusive a homossexualidade deixado de ser crime em Portugal apenas em 1982. O 25 de Abril foi, para a organização, um marco que possibilitou o início de uma jornada de várias lutas, algumas conquistadas, mas, reforça, muitas outras ainda por conquistar.
Relembramos também que, no ano passado, a Marcha foi alvo de uma agressão “covarde”. Este ataque envolveu fruta e ovos contra as pessoas que marchavam na rua. Este ataque foi visto pela organização como mais uma razão para a existência da Marcha e de resistência contra a homofobia e qualquer tipo de preconceito e ódio contra as pessoas LGBTQIA+ de São João da Madeira.
A participação de todes na Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de São João da Madeira é fundamental para dar visibilidade e força à comunidade.

Deixa uma resposta