Irmãos Menendez podem vir a ter uma revisão judicial que lhes dará liberdade após 34 de prisão

Irmãos Menendez podem vir a ter uma revisão judicial que lhes dará liberdade após 34 de prisão.

Lyle e Erik Menendez poderão sair em liberdade condicional em breve. Os dois irmãos, hoje com mais de 50 anos, cumprem atualmente prisão perpétua pelos homicídios do pai e da mãe em 1989, um caso que na altura chocou os EUA. No primeiro julgamento, os irmãos revelaram abusos sexuais constantes praticados pelo pai, José Menendez, desde a infância. No entanto, a sociedade e o sistema judicial desconsideraram amplamente estas alegações, focando-se na acusação de que teriam matado para obter uma herança milionária.

Após mais de três décadas, o caso voltou à discussão pública, em parte graças a uma série – problemática – da Netflix, motivando o procurador George Gascón, de Los Angeles, a pedir uma nova sentença. Gascón defende que os abusos deveriam ter sido levados em conta no julgamento e propõe agora uma condenação reduzida que lhes permitiria solicitar liberdade condicional.

Gascon explica que, devido à idade que os irmãos tinham na época (menos de 26 anos), a pena poderia ser requalificada para homicídio em segundo grau, com uma possível revisão da sentença para cerca de 50 anos. Isso poderia tornar os irmão Menendez imediatamente elegíveis para a liberdade condicional, reconhecendo que o trauma e o contexto de abuso influenciaram as suas ações.

Este caso levanta questões sobre o papel do abuso sexual em julgamentos criminais e como as vítimas de violência devem ser ouvidas em contexto. A proposta de Gascon destaca a importância de se considerar os abusos na determinação das sentenças, contribuindo para uma visão mais empática e compreensiva da justiça.



A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com