
De 21 a 23 de novembro, o Convento São Francisco, em Coimbra, será palco da última etapa da edição itinerante de 2024 do Festival Política. Sob o tema “Intervenção”, o festival trará uma programação diversificada e gratuita que inclui cinema, música, humor, exposições, debates e atividades educativas, ocupando vários espaços do Convento, como o Grande Auditório, Café Concerto, Sala D. Afonso Henriques e Black Box.
Entre os destaques, está a exibição do documentário Onde Está o Zeca?, de Tiago Pereira e Abel Andrade, dedicado à vida e ao legado de Zeca Afonso, ícone da revolução portuguesa (21 de novembro, 21h30). A programação de cinema inclui ainda o filme A Sala de Professores, vencedor do LUX Audience Award, numa sessão promovida pelo Parlamento Europeu (21 de novembro, 19h00).
O festival também traz humor com Hugo van der Ding, no espetáculo O que importa é participar, que revisita figuras e momentos históricos portugueses com um toque humorístico (23 de novembro, 21h30). Na música, destacam-se os concertos de Lucas Pina (junto ao Edifício das Químicas, 21 de novembro, 18h00) e Luta Livre (22 de novembro, 21h30), com Luís Varatojo num formato acústico e interativo, incentivando o público a expressar-se e refletir.
Outro ponto alto será o Beers&Politics, uma conversa informal no Café Concerto com João Paulo Batalha, que irá explorar o tema “Portugal desistiu de combater a corrupção?” (22 de novembro, 18h00).
A iniciativa integra ainda um concurso de bolsas que premiará duas jovens criadoras de Coimbra, promovendo a criação artística e a intervenção cívica. O evento tem interpretação em língua gestual portuguesa e todos os filmes serão legendados.
Coproduzido pela Associação Isonomia e pelo Município de Coimbra, o Festival Política é o maior evento de entrada gratuita dedicado aos direitos humanos e cidadania em Portugal. Em 2023, atraiu mais de cinco mil participantes com um total de 82 iniciativas por várias cidades do país.
Toda a programação disponível no site do evento.

Deixa uma resposta