Emilia Pérez: Zoë Saldaña dedica vitória nos BAFTA a Eli, o seu sobrinho trans

Emilia Pérez: Zoë Saldaña dedica vitória nos BAFTA a Eli, o seu sobrinho trans

Num momento emocionante, Zoë Saldaña dedicou a sua vitória nos prémios BAFTA ao sobrinho trans, Eli, reafirmando o seu apoio inabalável à comunidade trans. A atriz conquistou o prémio de Melhor Atriz Secundária pelo seu papel em “Emilia Pérez“.

Zoë Saldaña enfrentou uma forte concorrência, superando nomes como Ariana Grande, de “Wicked”, e Jamie Lee Curtis, de “The Last Showgirl”, para levar para casa o prestigiado prémio de Melhor Atriz Secundária. O seu desempenho em “Emilia Pérez”, um musical controverso em castelhano e dirigido por Jacques Audiard, foi amplamente elogiado pela crítica e pelo público dos BAFTA.

A dedicatória pessoal de Zoë Saldaña ao sobrinho trans

Durante a conferência de imprensa dos vencedores do BAFTA, Zoë Saldaña revelou ter aceitado o papel em “Emilia Pérez” para homenagear o seu sobrinho trans, Eli. “Estou a dedicar todos estes prémios e o filme ‘Emilia Pérez’ ao meu sobrinho, Eli“, disse. “Ele é a razão pela qual me inscrevi para fazer este filme em primeiro lugar. Como tia orgulhosa de uma vida trans, sempre estarei ao lado da minha comunidade trans.”

No thriller policial, Saldaña interpreta Rita, uma advogada meticulosa no auge da sua carreira que é recrutada para ajudar a chefe de um cartel mexicano, Emilia (interpretada por Karla Sofía Gascón), a simular a sua própria morte. O objetivo de Emilia é submeter-se a uma cirurgia de afirmação de género e viver a sua vida como mulher.

Emilia Pérez entre a controvérsia e a inclusão

A nomeação histórica de Karla Sofía Gascón, a primeira mulher trans nomeada para um Óscar de Melhor Atriz, foi recentemente ofuscada por uma polémica envolvendo publicações antigas nas redes sociais. Esta controvérsia levou à sua remoção da campanha promocional do filme na reta final para os Óscares.

Quando questionada sobre a polémica durante um evento promocional em Londres, Saldaña expressou a sua tristeza e desapontamento. “Ainda estou a processar tudo o que aconteceu nos últimos dias e estou triste“, disse. “Isto entristece-me porque não apoio nem tolero qualquer retórica negativa em relação a pessoas de qualquer grupo. A minha experiência a trabalhar com o elenco de ‘Emilia Pérez’ foi marcada pela inclusão, colaboração e respeito pela diversidade racial, cultural e de género.

A mensagem poderosa do filme e o apoio vocal de Saldaña à comunidade trans destacam a importância da representação e do apoio nas indústrias criativas. O filme, o mais nomeado este ano nos Óscares, poderá ser prejudicado pelas polémicas das últimas semanas. Dia 2 de março saberemos o seu verdadeiro impacto.



A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com