
Erin Doherty, uma das estrelas da aclamada minissérie da Netflix “Adolescência” (Adolescence no original), falou recentemente sobre o seu caminho de autoaceitação enquanto mulher lésbica.
A atriz britânica de 32 anos, conhecida pelo seu papel como Princesa Anne em “The Crown”, revelou que só aceitou plenamente a sua sexualidade depois de iniciar uma relação “arrebatadora” com uma mulher aos 25 anos. “Levei muito tempo a chegar ao ponto em que disse: ‘Oh, sou lésbica’“, disse. Criada num ambiente onde a heteronormatividade era a norma, Doherty seguiu o caminho socialmente expectável de ter namorados sem questionar esse caminho que lhe era esperado.
“Saber quem eu era no fundo do meu coração, na minha alma, levou-me muito tempo. Ninguém na minha vida me mostrou que isso era uma opção, por isso nunca apliquei isso a mim mesma“, explicou.
Erin Doherty e o impacto da sua primeira relação lésbica
Erin Doherty mencionou que, apesar de sempre ter sentido que as suas relações com homens não eram completamente satisfatórias, nunca se sentiu pronta para trilhar o seu próprio caminho.
A sua primeira relação com uma mulher aos 25 anos foi um marco na sua vida. “Foi arrebatadora e senti que tinha chegado a casa… Foi como, ‘Uau, esta é uma parte de mim que nunca conheci’“, partilhou a atriz. Esta experiência levou-a a abraçar a sua identidade e a valorizar esta parte de si mesma. Doherty espera agora inspirar outras pessoas a aceitarem-se e a viverem a sua verdade. Anteriormente, a atriz já tinha mencionado que ser uma mulher lésbica visível é “realmente importante” para ela.
Minissérie Adolescência no centro das atenções
No seu papel em Adolescência, uma série que tem vindo a ser aclamada pela crítica, Doherty é uma psicóloga que analisa o adolescente Jamie no aclamado terceiro episódio. O seu episódio é um dos mais tensos e onde esta tem o papel de analisar os princípios morais do jovem acusado de ter assassinado uma colega de turma.
A série foca-se em como os conceitos de masculinidade tóxica, incels, a dependência de ecrãs e da aprovação entre pares, consentimento e bullying impactam jovens de hoje em dia. A série serve de aviso sobre a radicalização de jovens muitas vezes sem a compreensão total das próprias famílias.
Adolescência está disponível na Netflix.

Deixa uma resposta