
Vivian Jenna Wilson, filha afastada de Elon Musk, emergiu como uma voz poderosa na comunidade LGBTQ+, especialmente para jovens trans. Wilson traçou o seu próprio caminho e tem vindo a defender os cuidados de afirmação de género e a falar abertamente contra a legislação anti-trans.
A relação de Wilson com o pai tem sido tensa, especialmente desde que se assumiu como trans em 2020. Ela tornou-se financeiramente independente de Musk e distanciou-se publicamente dele, chegando mesmo a mudar legalmente o seu nome para refletir esta separação. Os comentários públicos de Musk sobre Wilson, incluindo o uso do seu nome morto (deadnaming), complicaram ainda mais a sua relação.
Vivian Jenna Wilson e a defesa da juventude trans
Wilson falou recentemente à Teen Vogue sobre as suas próprias lutas com a disforia de género e os problemas de saúde mental que muitas vezes a acompanham. A sua defesa é impulsionada por uma compreensão profunda dos desafios enfrentados pelas pessoas trans, especialmente crianças e jovens.
Não acho que as pessoas percebam que ser trans não é uma escolha. Obviamente, não são apenas as pessoas trans que são afetadas pela atual administração [de Trump].
Na entrevista, Vivian explica como a transição de género lhe foi clinicamente necessário para não ser suicida. É neste contexto que reforça como “é realmente importante que protejamos o acesso aos cuidados para a juventude trans“.
Para Vivian, importa também que “paremos de demonizar as crianças [trans] e as pessoas em seu redor que estão apenas a tentar ajudá-las a sentirem-se confortáveis na sua própria pele.”
Olhar para o futuro
Apesar dos desafios, Vivian Jenna Wilson está focada em construir o seu futuro. Estuda línguas e considera várias carreiras, incluindo streaming no Twitch e ser modelo. “Não ganhei dinheiro sendo famosa. Eu fiz zero dólares e zero centavos. Mas vivo na cabeça de muitas pessoas gratuitamente”, diz sarcasticamente. O seu sonho absoluto é participar num reality show, refletindo a sua personalidade vibrante e dramática.
É o meu sonho absoluto estar num reality show, o que sei que é absolutamente patético.
Vivian é uma voz para a toda a comunidade Queer
A vida de Wilson vai além das questões trans, abrangendo a comunidade queer em geral. Valoriza a história e a cultura da comunidade queer e está empenhada em lutar pelos direitos de todos os grupos marginalizados. A sua mensagem para as mulheres trans é de força e resiliência, encorajando-as a serem fiéis a si mesmas e a não deixarem que as perceções de outrem as definam.
A minha transgeneridade não é um asterisco na minha pessoa. Valorizo a comunidade trans e a comunidade queer a um nível muito elevado e nunca iria querer distanciar-me de nada disso.
O peso dos media nas agressões e micro-agressões contra a população trans
A luta de Vivian continua num mundo em que as agressões, mas também as chamadas micro-agressões persistem. Por exemplo, sobre esta entrevista, o jornal Público decidiu usar, logo na primeira linha, o nome morto de Vivian.
Importa assim reforçar as orientações da Associação de Jornalistas Trans (Trans Journalists Association) para a cobertura jornalística sobre pessoas trans. Esta é uma ferramenta essencial para pessoas repórteres, editoras e jornalistas aprimorarem a cobertura jornalística de pessoas trans e das histórias que as afetam.
Há que fazer melhor.
Atualização 16:35: O Público atualizou o artigo, retirando o nome-morto de Vivian.
Linhas de Apoio e de Prevenção do Suicídio em Portugal
Linha LGBTI+ da ILGA Portugal
Quintas e sábados, das 20h às 23h
218 873 922
969 239 229
SOS Voz Amiga
(entre as 15h30 e as 00h30)
213 544 545
912 802 669
963 524 660
Linha de Prevenção do Suicídio
1411
Telefone da Amizade
(16h-23h)
228 323 535
jo@telefone-amizade.pt
Escutar – Voz de Apoio – Gaia
(21h-24h)
225 506 070
SOS Estudante
(20h00 à 1h00)
969 554 545
915 246 060
239 484 020
Vozes Amigas de Esperança
(20h00 às 23h00)
222 080 707
Centro Internet Segura
800 219 090

Deixa uma resposta