
No próximo dia 24 de maio, Esposende volta a sair à rua para celebrar e reivindicar. A quarta edição da Marcha do Orgulho LGBT+ da cidade promete ser um momento de visibilidade, resistência e festa, num tempo em que direitos fundamentais continuam a ser postos em causa, em várias partes do mundo.
Organizada por ativistas locais, esta manifestação celebra a existência da população LGBTQIA+ em Esposende e reafirma a urgência de garantir dignidade e integração plena, tanto na cidade como em todo o concelho. A iniciativa pretende também afirmar Esposende como um espaço de luta e aprendizagem coletiva, promovendo o civismo e a pedagogia em torno da orientação afetiva e sexual, da identidade e da igualdade de género.
A concentração está marcada para as 15h, junto à Estátua do Monarca D. Sebastião, perto das Piscinas Foz do Cávado. O percurso inclui um momento de homenagem simbólica ao povo de Esposende, no Monumento ao Homem do Mar, com a canção “Grândola, Vila Morena” como banda sonora e a distribuição de cravos vermelhos à população.
A marcha culmina no Largo dos Peixinhos com a leitura do manifesto e um momento de microfone aberto à comunidade. Logo a seguir, pelas 19h, terá início o Arraial do Orgulho, com atuações artísticas e DJs, celebrando a diversidade e a cidadania com música, cor e alegria.
Com o mote “Há todo um Arco-Íris, Fora do Armário!”, a organização apela à presença de todas as pessoas aliadas da igualdade e da liberdade: “É urgente deixarmos de ver o mundo a preto e branco!”
Aparece! 🌈

Deixa uma resposta