Trump encerra linha de apoio para jovens LGBTQIA+: Um ataque direto à saúde mental no Mês do Orgulho

Trump encerra linha de apoio para jovens LGBTQIA+: Um ataque direto à saúde mental no Mês do Orgulho

A Administração Trump anunciou o fim da linha especializada de apoio emocional para jovens LGBTQIA+ nos Estados Unidos, um serviço criado em 2022 que já atendeu quase 1,3 milhões de pessoas. A medida entra em vigor a 17 de julho, precisamente durante o Mês do Orgulho.

A linha nacional 988 – equivalente ao 112 em Portugal – deixará de oferecer a opção “Pressione 3” ou “PRIDE” via mensagem, que encaminhava quem ligava para profissionais com treino específico para apoiar jovens queer em situação de crise ou risco de suicídio.

O argumento oficial é o de “unificar” os serviços, mas a decisão é vista como obviamente ideológica. O próprio orçamento federal para 2026, divulgado pela administração Trump, propõe eliminar o financiamento destinado a serviços específicos para juventude LGBTQIA+, mantendo o valor total do programa 988. Ou seja: cortam-se direitos e apoios, mas mantém-se o dinheiro.

Políticas que fragilizam minorias são desumanas

Jaymes Black, direção executiva do Trevor Project, uma organização que coordenava metade das chamadas da linha LGBTQIA+, reagiu com dureza:

“A prevenção do suicídio tem a ver com as pessoas, não com a política. Esta decisão é incompreensível.”

A própria agência federal (SAMHSA) omitiu o “T” da sigla LGBTQIA+ no comunicado oficial, referindo-se apenas a “jovens LGB+” – um apagamento inaceitável num momento em que jovens trans são alvos constantes da retórica e políticas da extrema-direita estadunidense.

A linha foi especialmente procurada após a reeleição de Trump e à medida que cresciam os ataques legislativos contra pessoas trans. Só em 2023, o país registou 49.300 suicídios – o número mais alto da sua história. E os dados mais recentes do CDC são alarmantes:

  • 26% das pessoas estudantes trans ou com questões de género tentaram suicidar-se no último ano.
  • Em comparação, os números são de 5% entre rapazes cis e 11% entre raparigas cis.

Administração Trump continua ofensiva contra população LGBTQIA+, e em especial a Trans

Esta decisão surge dias depois do Supremo Tribunal dos EUA ter confirmado a proibição de cuidados de afirmação de género a menores trans no estado do Tennessee – mais uma vitória da ofensiva conservadora.

A administração Trump tem colocado a eliminação de direitos das pessoas LGBTQIA+ no centro da sua campanha e governação. Cortar um serviço comprovadamente eficaz, durante o Mês do Orgulho e numa altura de picos de crises de saúde mental, não é um acaso. É uma escolha.

Ainda assim, organizações como o Trevor Project continuarão a operar serviços 24/7, mas sem o apoio federal que permitia chegar a mais jovens, com segurança e rapidez.

No momento em que há jovens queer que enfrentam isolamento, discriminação e violência – institucional ou familiar – a retirada deste tipo de apoio é mais do que um ataque político. É uma ameaça direta à sua sobrevivência.


Linhas de Apoio e de Prevenção do Suicídio em Portugal

Linha LGBTI+ da ILGA Portugal
Quintas e sábados, das 20h às 23h
218 873 922
969 239 229

SOS Voz Amiga
(entre as 15h30 e as 00h30)
213 544 545
912 802 669
963 524 660

Linha de Prevenção do Suicídio
1411

Telefone da Amizade
(16h-23h)
228 323 535
jo@telefone-amizade.pt

Escutar – Voz de Apoio – Gaia
(21h-24h)
225 506 070

SOS Estudante
(20h00 à 1h00)
969 554 545
915 246 060
239 484 020

Vozes Amigas de Esperança
(20h00 às 23h00)
222 080 707

Centro Internet Segura
800 219 090



A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Respostas de 2 a “Trump encerra linha de apoio para jovens LGBTQIA+: Um ataque direto à saúde mental no Mês do Orgulho”

  1. […] Trump encerra linha de apoio para jovens LGBTQIA+: Um ataque direto à saúde mental no Mês do&nbsp… […]

    Gostar

  2. […] Enquanto líder da USTA, Vahaly tem colocado a inclusão no centro das prioridades. A associação tem investido em projetos comunitários, desde a melhoria de courts públicos até ao apoio a organizações como a Trevor Project, que atua na área da saúde mental de jovens LGBTQ+. […]

    Gostar

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com