
Estás à procura de novos filmes ou simplesmente procuras uma história que te aconchegue? Pois bem, após as últimas recomendações literárias, desta vez não só vos trago mais livros, como os respetivos filmes e onde os poderão encontrar. Preparem-se, porque esta lista vai do romance mais fofo e inocente ao mais erótico.
Queer – baseado na obra de William S. Burroughs
Vou começar com a recomendação de um filme recente e que conta com o gigante Daniel Craig no elenco. Este drama, realizado por Luca Guadagnino, trouxe para o ecrã uma história que, na verdade, nunca foi terminada em livro.

O filme, passado na Cidade do México dos anos 1950, explora temas como a solidão, o desejo e, claro, a procura identitária por meio da personagem de Lee (Daniel Craig), um expatriado americano, que se apaixona por um homem mais jovem, Allerton, interpretado por Drew Starkey.
O filme já estreou em Portugal e esperemos que não retarde em chegar às plataformas de streaming. Já o livro está somente disponível em inglês.
Wook* | Kobo | Bertrand | Fnac
* – link de afiliados
Apostas & Segredos (On Swift Horses) – baseado na obra de Shannon Pufahl

Esta aposta da Sony Classic conta com nomes conhecidos do público, como Daisy Edgar-Jones, Will Poulter, Jacob Elordi, Diego Calva e Sasha Calle. Pela sinopse, Muriel (Daisy Jones) e o marido Lee (Will Poulter) estão prestes a começarem uma nova vida, mas são surpreendidos pela chegada do irmão de Lee (Elordi). É com esta mudança que Muriel passa a viver uma vida secreta, apostando em cavalos de corrida e descobrindo um amor que ela nunca imaginou ser possível. Mas, como vemos pelas imagens, não é só ela que se autodescobre, o que promete um filme intenso, romântico e cheio de vida.
O livro não está traduzido para português e o filme foi apresentado em 2024 no Festival de Cinema de Toronto, tendo chegado aos cinemas em abril de 2025.
* – link de afiliados
Quero Apenas o Melhor Para Ti – baseado na obra de Mason Deaver
Ben De Backer, quando revela aos pais que é não binário, é expulse de casa. Elu vê-se forçado a viver com a irmã, num processo de dor, crescimento e perturbação de ansiedade. Quer ser invisível, até encontrar Nathan Allan, um rapaz que começa por ajudar na integração até se tornar algo mais.

Com uma escrita bela e sensibilizadora, foi com gosto que mergulhei nesta história (apesar do final me desiludir na pressão que, a meu ver, existia na personagem principal) e, agora, a mesma chega ao grande ecrã. Com nomes como de Corey Fogelmanis, Alexandra Daddario, Cole Sprouse e Lena Dunham, o filme tem estreia marcada para 7 de novembro deste ano nos EUA.
Wook* | Kobo | Bertrand | Cultura Editora | Amazon
* – link de afiliados
Vermelho, Branco e Sangue Azul – baseado na obra de Casey McQuiston
No verão de 2023, suspirámos de emoção ao acompanhar a história encenada por Nicholas Galitzine e Taylor Zakhar Perez, que dão vida ao príncipe inglês Henry e a Alex Claremont‑Diaz, filho da Presidente dos Estados Unidos.

O livro, e a respetiva adaptação cinematográfica, narram um romance que evolui de inimigos a amantes, conseguindo conjugar subtileza, sensualidade e toques de erotismo. As personagens vivem o sofrimento clássico e enfrentam as batalhas sociais a que todos nós, de um modo ou de outro, estamos sujeitos — quem não sente, por vezes, essa mesma pressão?
Ainda que o filme não destaque de forma incisiva a componente política, encontra um equilíbrio notável ao apresentar um elenco diversificado. Oferece aos espetadores um enredo ousado, comovente e atrevido, transportando‑os para a crise de identidade que surge ao confrontarmo‑nos com a descoberta de nós próprios.
O livro está publicado pela Editorial Presença e tem ainda uma edição de colecionador que lhe dá um capítulo extra. Sabem o melhor? Esta adaptação da Prime Video ganhará sequela!
Wook* | Wook – Edição de Colecionador* | Kobo | Editorial Presença
* – link de afiliados
O coração de Simon contra o mundo – baseado na obra de Becky Albertalli
Esta é, talvez, das adaptações que mais impacto causou, especialmente por ser levada ao grande ecrã e com um elenco jovem relativamente conhecido. Apesar de o livro já não se encontrar disponível, é na Disney+ que poderão encontrar esta adaptação que conta a história de Simon. Sendo a personagem vivida por Nick Robinson, este vê-se diante da ameaça dos seus e-mails pessoais poderem vir a ser divulgados e de revelarem a toda a comunidade escolar o segredo que carrega dentro de si: que gosta de rapazes.

Com um filme realista, onde é impossível ficar indiferente ao sofrimento interno que a expetativa e padrões sociais causam em nós, esta história segue um rumo maturado ao explorar diversas esferas da vida social da personagem, dando ao espetador uma perceção alargada dos sentimentos de solidão e reclusão que o preconceito consegue causar.
Wook* (em inglês) | Kobo (em inglês)
* – link de afiliados
Já viram algum destes filmes? Que recomendações me dão para este verão?
Subscreve à nossa Newsletter Semanal Maravilha Aqui! 🙂
Todos os sábados de manhã receberás um resumo de todos os artigos publicados durante a semana. Sem stress, sem spam, a nossa orgulhosa Newsletter Semanal pode ser cancelada a qualquer momento! 🏳️🌈

Deixa uma resposta