PSP detém jovens suspeitos de crimes contra pessoas LGBT+ através de apps de encontros

PSP detém jovens suspeitos de crimes contra pessoas LGBT+ através de apps de encontros

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou a detenção de dois jovens suspeitos de atraírem pessoas da comunidade LGBT+ através de aplicações de encontros com o objetivo de as agredir e roubar. A detenção, realizada em Cascais, surge no seguimento de uma investigação iniciada após vários roubos agravados.

Segundo a PSP e tal como noutros países, os suspeitos atraíam as vítimas — todos homens — para uma casa devoluta na freguesia da Parede, onde eram “ameaçadas, agredidas e humilhadas”. Num dos casos, a violência foi de tal forma grave que a vítima necessitou de cuidados médicos. Segundo a PSP, é “percetível a forma concertada como planeavam as suas ações e o elevados grau de frieza e violência na concretização dos roubos”.

Além das agressões, os agressores apoderavam-se dos pertences das vítimas, incluindo telemóveis e cartões bancários. Os dois suspeitos encontram-se em prisão preventiva até à realização do primeiro interrogatório judicial.

A PSP reforçou o empenho no combate a este tipo de crime e sublinhou que espera uma redução significativa destes delitos, assegurando que “será, como tem sido, suficientemente impatante para que o fenómeno, prioritário em termos de intervenção policial, continue a sofrer decréscimos assinaláveis pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas”.

A investigação prossegue agora com o objetivo de identificar outras possíveis vítimas, apoiando-se nos registos encontrados nos dispositivos apreendidos.

Proteção e prevenção: como usar apps de encontros de forma mais segura

Casos como este sublinham a importância da denúncia e da intervenção policial, mas também da prevenção. Abaixo deixamos algumas dicas práticas para usar apps de encontros de forma mais segura:

  • Encontra-te sempre em locais públicos e movimentados, pelo menos no primeiro contacto.
  • Partilha a tua localização ou plano com uma pessoa de confiança.
  • Desconfia de pedidos insistentes para ir a casas isoladas ou desconhecidas.
  • Evita partilhar dados pessoais ou bancários.
  • Se algo parecer estranho, confia no teu instinto e afasta-te.
  • Guarda provas de conversas ou interações em caso de necessidade.

Se fores vítima de qualquer tipo de crime, não hesites em denunciar às autoridades. A denúncia é um passo essencial para travar este tipo de violência e proteger outras pessoas.


Subscreve à nossa Newsletter Semanal Maravilha Aqui! 🙂
Todos os sábados de manhã receberás um resumo de todos os artigos publicados durante a semana. Sem stress, sem spam, a nossa orgulhosa Newsletter Semanal pode ser cancelada a qualquer momento! 🏳️‍🌈


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com