Que género de roupa é essa? – O Museu Fora do Armário desafia normas de género no Museu do Traje

Que género de roupa é essa? – O Museu Fora do Armário desafia normas de género no Museu do Traje
Pormenor do cartaz da exposição “Que género de roupa é essa?”

Até 7 de dezembro de 2025, o Museu Nacional do Traje, no Parque Botânico do Monteiro-Mor, recebe a exposição “Que género de roupa é essa?”, integrada no projeto O Museu Fora do Armário. A entrada é livre.

Com curadoria de André Murraças, a exposição propõe um percurso pelos acervos do museu, explorando a relação entre traje e género ao longo da história. Desde a presença da saia nos exércitos persas, ao uso do rosa no vestuário masculino como símbolo de celebração, até à estética do dandy, cada peça ou imagem revela como normas de género e estilos se cruzam e se transformam.

O projeto, que já trabalhou com vários museus nacionais, tem como objetivo dar visibilidade às vivências queer frequentemente omitidas nas exposições. A mostra estende-se pelos jardins do Parque Botânico do Monteiro-Mor, criando uma experiência que combina história, moda e espaço ao ar livre.

Em paralelo, está disponível a revista “Marginália #3”, com textos e imagens que aprofundam os temas da exposição, à venda na loja do museu.

O Museu Fora do Armário procura desafiar as abordagens tradicionais aos acervos museológicos e oferecer diferentes perspetivas sentimentais e sexuais ao público.

Esta é assim uma oportunidade de explorar a história do traje fora das normas de género, numa experiência que une arte, memória e diversidade.

Cartaz da exposição “Que género de roupa é essa?” - O Museu Fora do Armário

Subscreve à nossa Newsletter Semanal Maravilha Aqui! 🙂
Todos os sábados de manhã receberás um resumo de todos os artigos publicados durante a semana. Sem stress, sem spam, a nossa orgulhosa Newsletter Semanal pode ser cancelada a qualquer momento! 🏳️‍🌈


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com