Ramonera e Raving: Elvis Guerra e McKenzie Wark apresentam obras em Portugal

Ramonera e Raving: Elvis Guerra e McKenzie Wark apresentam obras em Portugal
Elvis Guerra e McKenzie Wark

No mês de outubro, a editora Orfeu Negro traz a Portugal duas autoras que marcam a literatura e o pensamento queer contemporâneo. Elvis Guerra, poeta muxe’ de Juchitán de Zaragoza, no México, estreia-se com Ramonera, e McKenzie Wark, teórica dos estudos culturais e dos média, apresenta Raving.

Ramonera, a voz muxe’ em zapoteca e português

Ramonera é a primeira obra publicada em Portugal na língua indígena zapoteca, em edição bilingue com tradução para português. A poesia de Elvis Guerra dá corpo à identidade muxe’, reconhecida na cultura zapoteca, e chega como um marco para a literatura no nosso país.

Quem são as pessoas muxes do México?

Quem são as pessoas muxes do México?
Muxes Malintzin, Naela, Karla Rey.

Na cultura zapoteca, em Oaxaca, muxes são reconhecidas como um terceiro género, distinto de homens e mulheres. Em Juchitán de Zaragoza, uma pequena cidade no Istmo de Tehuantepec, existe uma grande comunidade muxe’ que é celebrada desde tempos pré-coloniais. A aceitação desta identidade faz parte das tradições locais, integrando-se na vida cultural e espiritual, em vez de ser vista como algo separado. A manutenção do vestido tradicional e da língua zapoteca é também uma forma de resistência e de afirmação identitária.

Agenda de apresentações de Ramonera

  • 11 de outubro, 11h30 — Festival FOLIO, Óbidos (Tenda Vila Literária), com André Tecedeiro
  • 12 de outubro, 16h — Casa do Comum, Lisboa, também com André Tecedeiro

    Elvis Guerra participa ainda em outras sessões no FOLIO (11 e 12 de outubro); na BoCA — Bienal de Artes Contemporâneas (15 de outubro); e na Noite da Literatura Ibero-Americana (16 de outubro). A autora estará em Portugal a convite da Embaixada do México.

Raving, política e desejo na noite

No mesmo mês, McKenzie Wark apresenta Raving, uma exploração política e afetiva da experiência da noite, dos corpos e da música. Convidada pelo Festival MIL e pela Orfeu Negro, a autora participa em várias sessões com a artista transdisciplinar Odete, e com moderação de Carolina Franco em Lisboa.

Agenda de apresentações de Raving

  • 8 de outubro, 18h30 — Casa Capitão, Lisboa, com Odete e Carolina Franco
  • 11 de outubro, 18h — Livraria Aberta, Porto, com Odete

Além disso, McKenzie Wark fará o keynote da Convenção do Festival MIL (9 de outubro) e participa nas Jornadas Femqueer III na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (10 de outubro).

A presença de Elvis Guerra e McKenzie Wark em Portugal sublinha a importância da literatura e do pensamento queer na construção de diálogos culturais. São vozes que cruzam fronteiras — entre línguas, géneros e territórios — e que chegam em outubro para ampliar o espaço da diversidade.


Subscreve à nossa Newsletter Semanal Maravilha Aqui! 🙂
Todos os sábados de manhã receberás um resumo de todos os artigos publicados durante a semana. Sem stress, sem spam, a nossa orgulhosa Newsletter Semanal pode ser cancelada a qualquer momento! 🏳️‍🌈


A esQrever no teu email

Subscreve e recebe os artigos mais recentes na tua caixa de email

Deixa uma resposta

Apoia a esQrever

Este é um projeto comunitário, voluntário e sem fins lucrativos, criado em 2014, e nunca vamos cobrar pelo conteúdo produzido, nem aceitar patrocínios que nos possam condicionar de alguma forma. Mas este é também um projeto que tem um custo financeiro pelas várias ferramentas que precisa usar – como o site, o domínio ou equipamento para a gravação do Podcast. Por isso, e caso possas, ajuda-nos a colmatar parte desses custos. Oferece-nos um café, um chá, ou outro valor que te faça sentido. Estes apoios são sempre bem-vindos 🌈

Buy Me a Coffee at ko-fi.com