
No mês de outubro, a editora Orfeu Negro traz a Portugal duas autoras que marcam a literatura e o pensamento queer contemporâneo. Elvis Guerra, poeta muxe’ de Juchitán de Zaragoza, no México, estreia-se com Ramonera, e McKenzie Wark, teórica dos estudos culturais e dos média, apresenta Raving.
Ramonera, a voz muxe’ em zapoteca e português
Ramonera é a primeira obra publicada em Portugal na língua indígena zapoteca, em edição bilingue com tradução para português. A poesia de Elvis Guerra dá corpo à identidade muxe’, reconhecida na cultura zapoteca, e chega como um marco para a literatura no nosso país.
Quem são as pessoas muxes do México?

Na cultura zapoteca, em Oaxaca, muxes são reconhecidas como um terceiro género, distinto de homens e mulheres. Em Juchitán de Zaragoza, uma pequena cidade no Istmo de Tehuantepec, existe uma grande comunidade muxe’ que é celebrada desde tempos pré-coloniais. A aceitação desta identidade faz parte das tradições locais, integrando-se na vida cultural e espiritual, em vez de ser vista como algo separado. A manutenção do vestido tradicional e da língua zapoteca é também uma forma de resistência e de afirmação identitária.
Agenda de apresentações de Ramonera
- 11 de outubro, 11h30 — Festival FOLIO, Óbidos (Tenda Vila Literária), com André Tecedeiro
- 12 de outubro, 16h — Casa do Comum, Lisboa, também com André Tecedeiro
Elvis Guerra participa ainda em outras sessões no FOLIO (11 e 12 de outubro); na BoCA — Bienal de Artes Contemporâneas (15 de outubro); e na Noite da Literatura Ibero-Americana (16 de outubro). A autora estará em Portugal a convite da Embaixada do México.
Raving, política e desejo na noite
No mesmo mês, McKenzie Wark apresenta Raving, uma exploração política e afetiva da experiência da noite, dos corpos e da música. Convidada pelo Festival MIL e pela Orfeu Negro, a autora participa em várias sessões com a artista transdisciplinar Odete, e com moderação de Carolina Franco em Lisboa.
Agenda de apresentações de Raving
- 8 de outubro, 18h30 — Casa Capitão, Lisboa, com Odete e Carolina Franco
- 11 de outubro, 18h — Livraria Aberta, Porto, com Odete
Além disso, McKenzie Wark fará o keynote da Convenção do Festival MIL (9 de outubro) e participa nas Jornadas Femqueer III na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (10 de outubro).
A presença de Elvis Guerra e McKenzie Wark em Portugal sublinha a importância da literatura e do pensamento queer na construção de diálogos culturais. São vozes que cruzam fronteiras — entre línguas, géneros e territórios — e que chegam em outubro para ampliar o espaço da diversidade.
Subscreve à nossa Newsletter Semanal Maravilha Aqui! 🙂
Todos os sábados de manhã receberás um resumo de todos os artigos publicados durante a semana. Sem stress, sem spam, a nossa orgulhosa Newsletter Semanal pode ser cancelada a qualquer momento! 🏳️🌈

Deixa uma resposta